AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA UM BOM CLIMA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96835 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2895 "inscrito_id" => 13795 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA UM BOM CLIMA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA" "resumo" => "Este artigo faz uma análise sobre a gestão escolar democrática evidenciando a sua importância para a efetividade de um bom clima organizacional na escola. Para tanto, a pesquisa é de base qualitativa a partir de investigação que se sucedeu em forma de pesquisa bibliográfica tendo por base autores como Paro, Libâneo, Saviani, Hora, Luck entre outros. Diante da complexidade da sociedade capitalista atual e das muitas particularidades e desafios da escola, enquanto instituição social formal do ato educativo e, ainda, da necessidade de pensar a educação, sobretudo, a sua gestão, é que problematizamos a seguinte questão: quais as contribuições da gestão democrática para a efetividade de um bom clima organizacional na escola? Partiu-se da concepção sociológica do espaço escolar e do estudo das diferentes influências/mediações que ela sofre no contexto da sociedade capitalista. Para tratar acerca da gestão democrática e do clima organizacional, buscou-se, a partir dos autores, refletir a importância da gestão democrática para promoção da participação, incorporação do sentido de autonomia e democratização no espaço escolar. Portanto, as conclusões iniciais deste artigo indicam que a gestão democrática é uma ferramenta que promove o fortalecimento da participação coletiva; do respeito às diferenças; do desenvolvimento da autonomia dos sujeitos; da democratização do espaço escolar; da instituição de um clima organizacional saudável em que o respeito, a empatia e a tolerância se evidenciam no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13795_TB2895_20112023182742.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAILSON GOMES COELHO" "autor_nome_curto" => "MAILSON COELHO" "autor_email" => "mailson.gomes.coelho1@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96835 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2895 "inscrito_id" => 13795 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA UM BOM CLIMA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA" "resumo" => "Este artigo faz uma análise sobre a gestão escolar democrática evidenciando a sua importância para a efetividade de um bom clima organizacional na escola. Para tanto, a pesquisa é de base qualitativa a partir de investigação que se sucedeu em forma de pesquisa bibliográfica tendo por base autores como Paro, Libâneo, Saviani, Hora, Luck entre outros. Diante da complexidade da sociedade capitalista atual e das muitas particularidades e desafios da escola, enquanto instituição social formal do ato educativo e, ainda, da necessidade de pensar a educação, sobretudo, a sua gestão, é que problematizamos a seguinte questão: quais as contribuições da gestão democrática para a efetividade de um bom clima organizacional na escola? Partiu-se da concepção sociológica do espaço escolar e do estudo das diferentes influências/mediações que ela sofre no contexto da sociedade capitalista. Para tratar acerca da gestão democrática e do clima organizacional, buscou-se, a partir dos autores, refletir a importância da gestão democrática para promoção da participação, incorporação do sentido de autonomia e democratização no espaço escolar. Portanto, as conclusões iniciais deste artigo indicam que a gestão democrática é uma ferramenta que promove o fortalecimento da participação coletiva; do respeito às diferenças; do desenvolvimento da autonomia dos sujeitos; da democratização do espaço escolar; da instituição de um clima organizacional saudável em que o respeito, a empatia e a tolerância se evidenciam no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13795_TB2895_20112023182742.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAILSON GOMES COELHO" "autor_nome_curto" => "MAILSON COELHO" "autor_email" => "mailson.gomes.coelho1@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }