BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100589 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7958 "inscrito_id" => 20069 "titulo" => "BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "Diante das novas necessidades que são requeridas para os professores mediante a explosão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seus diferentes níveis, é um dos principais desafios tanto para professores em início de carreira, quanto para professores mais experientes. A partir desta contextualização o presente artigo científico tem como objetivo central realizar uma revisão bibliográfica sobre as novas metodologias para o ensino de geografia, com ênfase nos aspectos da geografia física, para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a realização da presente pesquisa, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca das principais metodologias para o ensino de geografia, tendo como pressuposto uma educação sócio-construtivista de viés voltado para Lev Vygotsky. Nesta perspectiva, explanamos três metodologias voltadas para o ensino de geografia física, a primeira deles sendo a metodologia para o ensino dos agentes endógenos, a segunda metodologia está relacionada aos aspectos da crosta, manto e núcleo terrestre através de materiais didáticas de baixo custo, e por último descrevemos a metodologia voltada para o ensino de cartografia temática. Por fim, como resultados finais destacamos a importância de trabalhar essas metodologias ativas de forma conjunta, tanto com alunos neurotípicos quanto com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo necessário o professor de geografia se manter atualizado acerca das novas metodologias para o ensino de geografia em suas diferentes vertentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20069_TB7958_18112023102821.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHA IURI MACENA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "JONATHA IURI" "autor_email" => "yuremacena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100589 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7958 "inscrito_id" => 20069 "titulo" => "BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "Diante das novas necessidades que são requeridas para os professores mediante a explosão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seus diferentes níveis, é um dos principais desafios tanto para professores em início de carreira, quanto para professores mais experientes. A partir desta contextualização o presente artigo científico tem como objetivo central realizar uma revisão bibliográfica sobre as novas metodologias para o ensino de geografia, com ênfase nos aspectos da geografia física, para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a realização da presente pesquisa, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca das principais metodologias para o ensino de geografia, tendo como pressuposto uma educação sócio-construtivista de viés voltado para Lev Vygotsky. Nesta perspectiva, explanamos três metodologias voltadas para o ensino de geografia física, a primeira deles sendo a metodologia para o ensino dos agentes endógenos, a segunda metodologia está relacionada aos aspectos da crosta, manto e núcleo terrestre através de materiais didáticas de baixo custo, e por último descrevemos a metodologia voltada para o ensino de cartografia temática. Por fim, como resultados finais destacamos a importância de trabalhar essas metodologias ativas de forma conjunta, tanto com alunos neurotípicos quanto com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo necessário o professor de geografia se manter atualizado acerca das novas metodologias para o ensino de geografia em suas diferentes vertentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20069_TB7958_18112023102821.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHA IURI MACENA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "JONATHA IURI" "autor_email" => "yuremacena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }