A ADOÇÃO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA COMO UM MECANISMO MEDIDOR DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: EXPERIÊNCIAS ENQUANTO RESIDENTE PEDAGÓGICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95354 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 7792 "titulo" => "A ADOÇÃO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA COMO UM MECANISMO MEDIDOR DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: EXPERIÊNCIAS ENQUANTO RESIDENTE PEDAGÓGICO" "resumo" => "Este trabalho aborda a necessidade do professor de Geografia em adotar e diversificar métodos avaliativos para medir o conhecimento do aluno, tendo como objetivo desmitificar a ideia tradicionalista de que o estudante deve ter seus conhecimentos avaliados unicamente pela aplicação de atividades e/ou avaliações. A maior preocupação do professor deveria ser, a de saber se o aluno está aprendendo o que está sendo trabalhado ou não, entretanto, sabe-se que muitos professores avaliam o desempenho do aluno apenas pela aplicação de provas, logo, quando um aluno tira uma nota baixa, automaticamente todos os seus conhecimentos, os já adquiridos na disciplina, e principalmente os da sua realidade são desconsiderados, por isso é necessário mudar a forma de avaliar o aluno. Como metodologia, este trabalho foi construído através de uma revisão bibliográfica onde textos foram analisados, juntamente com algumas experiências das atividades práticas vivenciadas e realizadas pelo autor enquanto residente pedagógico de Geografia, em conformidade, ainda, com aplicações de questionários sobre a forma em que professores de escolas públicas de Campina Grande – PB avaliam seus alunos. Dessa forma, espera-se portanto, evidenciar que avaliar um aluno não é defini-lo de acordo com o resultado alcançado por uma atividade ou prova, e que, a maior preocupação não é saber se esse aluno acertou ou não uma questão, mas sim, saber, mesmo que seja de maneiras contrárias as formas de avaliação da escola se o aluno aprendeu o conteúdo estudado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7792_TB930_30042023123016.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICARDO FERREIR" "autor_email" => "ricardo.ferreira.silva@al" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95354 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 7792 "titulo" => "A ADOÇÃO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA COMO UM MECANISMO MEDIDOR DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: EXPERIÊNCIAS ENQUANTO RESIDENTE PEDAGÓGICO" "resumo" => "Este trabalho aborda a necessidade do professor de Geografia em adotar e diversificar métodos avaliativos para medir o conhecimento do aluno, tendo como objetivo desmitificar a ideia tradicionalista de que o estudante deve ter seus conhecimentos avaliados unicamente pela aplicação de atividades e/ou avaliações. A maior preocupação do professor deveria ser, a de saber se o aluno está aprendendo o que está sendo trabalhado ou não, entretanto, sabe-se que muitos professores avaliam o desempenho do aluno apenas pela aplicação de provas, logo, quando um aluno tira uma nota baixa, automaticamente todos os seus conhecimentos, os já adquiridos na disciplina, e principalmente os da sua realidade são desconsiderados, por isso é necessário mudar a forma de avaliar o aluno. Como metodologia, este trabalho foi construído através de uma revisão bibliográfica onde textos foram analisados, juntamente com algumas experiências das atividades práticas vivenciadas e realizadas pelo autor enquanto residente pedagógico de Geografia, em conformidade, ainda, com aplicações de questionários sobre a forma em que professores de escolas públicas de Campina Grande – PB avaliam seus alunos. Dessa forma, espera-se portanto, evidenciar que avaliar um aluno não é defini-lo de acordo com o resultado alcançado por uma atividade ou prova, e que, a maior preocupação não é saber se esse aluno acertou ou não uma questão, mas sim, saber, mesmo que seja de maneiras contrárias as formas de avaliação da escola se o aluno aprendeu o conteúdo estudado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7792_TB930_30042023123016.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICARDO FERREIR" "autor_email" => "ricardo.ferreira.silva@al" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }