AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95437 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1046 "inscrito_id" => 10927 "titulo" => "AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA" "resumo" => "As intervenções psicopedagógicas em estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA contribuem para o processo educativo e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais. As estratégias de intervenções pautaram-se no hiperfoco do estudante para despertar o gosto e o desejo pelo conhecimento, assim o profissional desenvolve o acadêmico para a vida e para os estudos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a LDB/9394/96, o ECA e os estudos atuais sinalizam para um processo de aprendizagem inclusiva, alicerçado nas competências. O presente estudo acompanhou 10 estudantes com TEA de instituições da Educação Básica, através de atendimentos psicopedagógicos com o desenvolvimento de competências de aprendizagem para a vida acadêmica com o objetivo de analisar as intervenções psicopedagógicas em estudantes com TEA e as intervenções de aprendizagem. A metodologia utilizada orientou-se pelo estudo de caso, pois analisamos o desenvolvimento dos estudantes com TEA em seu processo educativo, com intervenções psicopedagógicos, potencializando o desenvolvimento das competências estudantis. Utilizou-se como apoio teórico, textos produzidos abordando a temática e que consideram que há um longo caminho a ser percorrido até modificarmos a prática de sala de aula para estudantes com TEA. Os resultados apontam que os estudantes que tiveram a intervenção psicopedagógico se desenvolveram igual ou melhor em relação aos demais estudantes, tornando-se protagonistas da sua aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10927_TB1046_01052023172756.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA REGINA BERGONSI DEBALD" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fatima@ietalenttos.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ (FAG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95437 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1046 "inscrito_id" => 10927 "titulo" => "AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA" "resumo" => "As intervenções psicopedagógicas em estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA contribuem para o processo educativo e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais. As estratégias de intervenções pautaram-se no hiperfoco do estudante para despertar o gosto e o desejo pelo conhecimento, assim o profissional desenvolve o acadêmico para a vida e para os estudos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a LDB/9394/96, o ECA e os estudos atuais sinalizam para um processo de aprendizagem inclusiva, alicerçado nas competências. O presente estudo acompanhou 10 estudantes com TEA de instituições da Educação Básica, através de atendimentos psicopedagógicos com o desenvolvimento de competências de aprendizagem para a vida acadêmica com o objetivo de analisar as intervenções psicopedagógicas em estudantes com TEA e as intervenções de aprendizagem. A metodologia utilizada orientou-se pelo estudo de caso, pois analisamos o desenvolvimento dos estudantes com TEA em seu processo educativo, com intervenções psicopedagógicos, potencializando o desenvolvimento das competências estudantis. Utilizou-se como apoio teórico, textos produzidos abordando a temática e que consideram que há um longo caminho a ser percorrido até modificarmos a prática de sala de aula para estudantes com TEA. Os resultados apontam que os estudantes que tiveram a intervenção psicopedagógico se desenvolveram igual ou melhor em relação aos demais estudantes, tornando-se protagonistas da sua aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10927_TB1046_01052023172756.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA REGINA BERGONSI DEBALD" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fatima@ietalenttos.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ (FAG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }