AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E LINGUAGEM À DA LINGUÍSTICA APLICADA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99353 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6191 "inscrito_id" => 21283 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E LINGUAGEM À DA LINGUÍSTICA APLICADA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A Linguística é uma ciência que estuda a organização e as características de uma língua, abrangendo em sua estrutura conjuntos de ramificações, seja pela sua estrutura descritiva ou por sua evolução no tempo. A Linguística Aplicada (LA) surgiu no século XX como uma disciplina preliminar para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Atualmente, o termo referente à LA vem ganhando repercussão e destaque entre os estudiosos de LE como também para o ensino de língua materna. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da evolução da LA e discutir a respeito das investigações aplicadas sobre estudos de linguagem como prática social na Educação Básica. A presente pesquisa tem como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, dialogando a partir dos conceitos de língua, linguagem e linguística aplicada ao ensino de línguas. Este trabalho está dividido em três partes; na primeira parte procura introduzir um breve contexto histórico sobre as concepções da LA; na segunda parte busca-se apresentar e discutir sobre a difusão da LA no Brasil, desde a sua implementação na segunda metade do século XX até os dias atuais; na terceira parte busca-se trazer o enfoque da concepção de língua e linguagem como ferramenta de comunicação, visando um ensino intencional e interacional com os gêneros do discurso e suas implicações na Educação Básica. Por último, finalizamos destacando a relevância da LA como elemento propulsor no ensino de LE e língua materna na Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21283_TB6191_19112023173105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GUILHERME DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "Guilherme Dias" "autor_email" => "guilherme.dias@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99353 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6191 "inscrito_id" => 21283 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E LINGUAGEM À DA LINGUÍSTICA APLICADA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A Linguística é uma ciência que estuda a organização e as características de uma língua, abrangendo em sua estrutura conjuntos de ramificações, seja pela sua estrutura descritiva ou por sua evolução no tempo. A Linguística Aplicada (LA) surgiu no século XX como uma disciplina preliminar para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Atualmente, o termo referente à LA vem ganhando repercussão e destaque entre os estudiosos de LE como também para o ensino de língua materna. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da evolução da LA e discutir a respeito das investigações aplicadas sobre estudos de linguagem como prática social na Educação Básica. A presente pesquisa tem como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, dialogando a partir dos conceitos de língua, linguagem e linguística aplicada ao ensino de línguas. Este trabalho está dividido em três partes; na primeira parte procura introduzir um breve contexto histórico sobre as concepções da LA; na segunda parte busca-se apresentar e discutir sobre a difusão da LA no Brasil, desde a sua implementação na segunda metade do século XX até os dias atuais; na terceira parte busca-se trazer o enfoque da concepção de língua e linguagem como ferramenta de comunicação, visando um ensino intencional e interacional com os gêneros do discurso e suas implicações na Educação Básica. Por último, finalizamos destacando a relevância da LA como elemento propulsor no ensino de LE e língua materna na Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21283_TB6191_19112023173105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GUILHERME DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "Guilherme Dias" "autor_email" => "guilherme.dias@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }