A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95141 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 661 "inscrito_id" => 9438 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A" "resumo" => "O propósito desta discussão é abordar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial do/a pedagogo/a, com foco na construção da identidade docente e na afirmação da profissão. O objetivo é analisar como a participação no programa pode contribuir para uma formação mais completa e qualificada, permitindo ao discente vivenciar a prática docente de forma mais intensa e participativa, e refletir sobre sua prática e formação como professor. Constatamos em levantamento bibliográfico a grande importância do programa na iniciação à docência do estudante de graduação e sua grande relevância às escolas de baixo índice de desenvolvimento, tendo em vista que o programa pode contribuir para que o futuro pedagogo se sinta mais preparado e seguro para atuar na docência. Para a realização desta discussão, utilizamos como referenciais teóricos obras de importantes temáticas tomando como base os estudos e as contribuições dos seguintes autores: Pimenta (1997), Gomes (2016), UNESCO (2011). Esta pesquisa documental, de caráter qualitativo, nos fez reconhecer a importância do nosso papel social, como futuros (as) pedagogos (as) e como o PIBID é responsável por influenciar em nossa prática docente na educação básica, ampliando nossos conhecimentos no âmbito escolar com antecedência e desenvolvendo nossas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65807e1f030dc_18122023141511.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2023-12-18 14:15:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA COSMO TRAJANO" "autor_nome_curto" => "Vitória Trajano" "autor_email" => "vitoriact57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95141 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 661 "inscrito_id" => 9438 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A" "resumo" => "O propósito desta discussão é abordar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial do/a pedagogo/a, com foco na construção da identidade docente e na afirmação da profissão. O objetivo é analisar como a participação no programa pode contribuir para uma formação mais completa e qualificada, permitindo ao discente vivenciar a prática docente de forma mais intensa e participativa, e refletir sobre sua prática e formação como professor. Constatamos em levantamento bibliográfico a grande importância do programa na iniciação à docência do estudante de graduação e sua grande relevância às escolas de baixo índice de desenvolvimento, tendo em vista que o programa pode contribuir para que o futuro pedagogo se sinta mais preparado e seguro para atuar na docência. Para a realização desta discussão, utilizamos como referenciais teóricos obras de importantes temáticas tomando como base os estudos e as contribuições dos seguintes autores: Pimenta (1997), Gomes (2016), UNESCO (2011). Esta pesquisa documental, de caráter qualitativo, nos fez reconhecer a importância do nosso papel social, como futuros (as) pedagogos (as) e como o PIBID é responsável por influenciar em nossa prática docente na educação básica, ampliando nossos conhecimentos no âmbito escolar com antecedência e desenvolvendo nossas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65807e1f030dc_18122023141511.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2023-12-18 14:15:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA COSMO TRAJANO" "autor_nome_curto" => "Vitória Trajano" "autor_email" => "vitoriact57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }