A presente pesquisa destaca os desafios da atuação do Pedagogo no processo de Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em que são diversos, entretanto elenca alguns dos principais na atualidade como alfabetização e letramento, e a ludicidade inserida nos anos iniciais, entretanto a pesquisa tem como objetivo analisar os desafios da atuação do pedagogo no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa foi pautada como bibliográfica com aporte teórico, Ferreira (2019), Piaget (1897), Darau (2019), dentre outras fontes e legislações regente na área. Pois, irá ter como importante o alfabetizar não só nos anos iniciais que é quando a criança irá realmente aprender e vai se desenvolver, sendo trabalhado em muitas ludicidades para que tenham mais facilidades em aprender para que assim consiga ter um alto conhecimento vasto de codificação o saber escrever. Desta forma, os resultados encontrados constatam que são muitas as dificuldades pedagógicas inerentes ao profissional de pedagogia que deseja atuar na educação nos anos iniciais, em que parte da ideia de alguns mais contundentes como da alfabetização e Letramento em si, bem como de aplicação de ludicidade nas atividades de ensino e aprendizagem. No que se constata que a fundamentação teórica que qualifica esses profissionais, além da experiência destes na área por meio de trabalhos realizados, são alternativas que moldam a possibilidade de superação dos desafios postos.