O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como premissa, estimular o processo de formação de futuros docentes, constituindo-se uma oportunidade de desenvolvimento que se consolida por intermédio da união dos saberes da experiência dos professores (preceptores), com a formação teórica dos licenciandos. Este encontro, contribui na preparação dos residentes para futura atuação docente e para a constituição de identidade profissional. Nessa perspectiva, residentes vinculados à Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR, vem experienciando essa interação, em um movimento de co-formação com o professor de Biologia, na Escola Agrotécnica – EAGRO/UFRR. Tal aspecto torna-se evidente, quando executam planejamento de estratégias e metodologias que se adequem aos perfis das turmas de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os residentes participam do planejamento e posteriormente, da aplicação das atividades. Nos primeiros seis meses de participação no programa, foram realizadas Quiz, interações na lousa, dinâmica de sala de aula invertida, orientação de trabalhos em grupos e tutoriais para solucionar problemas. Cada aula ministrada e/ou acompanhada, revelou um desempenho diferente, dos alunos e dos residentes. Embora, todo o planejamento tenha como intuito consolidar o aprendizado, chama a atenção o fato de algumas metodologias funcionarem de forma excelente em determinadas turmas, não tendo o mesmo resultado em outras. Assim, planejar atividades tem sido desafiador. Este é o primeiro contato dos licenciandos com a sala de aula, como professores-residentes e as experiências formativas no âmbito do Programa os tem estimulado de forma consistente à responsabilidade do ser professor. Os momentos de integração do grupo, do planejamento à execução das aulas, estimulam a reflexão e o uso de novas estratégias de ensino, aguçando a percepção do que convém a uma sala de aula da Educação Básica e por fim, conduzindo à percepção da importância do PRP para formação de futuros docentes e consequentemente para a melhoria da educação no país.