EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UM NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98888 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5597 "inscrito_id" => 17544 "titulo" => "EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UM NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como premissa, estimular o processo de formação de futuros docentes, constituindo-se uma oportunidade de desenvolvimento que se consolida por intermédio da união dos saberes da experiência dos professores (preceptores), com a formação teórica dos licenciandos. Este encontro, contribui na preparação dos residentes para futura atuação docente e para a constituição de identidade profissional. Nessa perspectiva, residentes vinculados à Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR, vem experienciando essa interação, em um movimento de co-formação com o professor de Biologia, na Escola Agrotécnica – EAGRO/UFRR. Tal aspecto torna-se evidente, quando executam planejamento de estratégias e metodologias que se adequem aos perfis das turmas de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os residentes participam do planejamento e posteriormente, da aplicação das atividades. Nos primeiros seis meses de participação no programa, foram realizadas Quiz, interações na lousa, dinâmica de sala de aula invertida, orientação de trabalhos em grupos e tutoriais para solucionar problemas. Cada aula ministrada e/ou acompanhada, revelou um desempenho diferente, dos alunos e dos residentes. Embora, todo o planejamento tenha como intuito consolidar o aprendizado, chama a atenção o fato de algumas metodologias funcionarem de forma excelente em determinadas turmas, não tendo o mesmo resultado em outras. Assim, planejar atividades tem sido desafiador. Este é o primeiro contato dos licenciandos com a sala de aula, como professores-residentes e as experiências formativas no âmbito do Programa os tem estimulado de forma consistente à responsabilidade do ser professor. Os momentos de integração do grupo, do planejamento à execução das aulas, estimulam a reflexão e o uso de novas estratégias de ensino, aguçando a percepção do que convém a uma sala de aula da Educação Básica e por fim, conduzindo à percepção da importância do PRP para formação de futuros docentes e consequentemente para a melhoria da educação no país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17544_TB5597_10122023224808.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA BARBOSA" "autor_email" => "vitoriabarbosa851@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98888 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5597 "inscrito_id" => 17544 "titulo" => "EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UM NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como premissa, estimular o processo de formação de futuros docentes, constituindo-se uma oportunidade de desenvolvimento que se consolida por intermédio da união dos saberes da experiência dos professores (preceptores), com a formação teórica dos licenciandos. Este encontro, contribui na preparação dos residentes para futura atuação docente e para a constituição de identidade profissional. Nessa perspectiva, residentes vinculados à Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR, vem experienciando essa interação, em um movimento de co-formação com o professor de Biologia, na Escola Agrotécnica – EAGRO/UFRR. Tal aspecto torna-se evidente, quando executam planejamento de estratégias e metodologias que se adequem aos perfis das turmas de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os residentes participam do planejamento e posteriormente, da aplicação das atividades. Nos primeiros seis meses de participação no programa, foram realizadas Quiz, interações na lousa, dinâmica de sala de aula invertida, orientação de trabalhos em grupos e tutoriais para solucionar problemas. Cada aula ministrada e/ou acompanhada, revelou um desempenho diferente, dos alunos e dos residentes. Embora, todo o planejamento tenha como intuito consolidar o aprendizado, chama a atenção o fato de algumas metodologias funcionarem de forma excelente em determinadas turmas, não tendo o mesmo resultado em outras. Assim, planejar atividades tem sido desafiador. Este é o primeiro contato dos licenciandos com a sala de aula, como professores-residentes e as experiências formativas no âmbito do Programa os tem estimulado de forma consistente à responsabilidade do ser professor. Os momentos de integração do grupo, do planejamento à execução das aulas, estimulam a reflexão e o uso de novas estratégias de ensino, aguçando a percepção do que convém a uma sala de aula da Educação Básica e por fim, conduzindo à percepção da importância do PRP para formação de futuros docentes e consequentemente para a melhoria da educação no país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17544_TB5597_10122023224808.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA BARBOSA" "autor_email" => "vitoriabarbosa851@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }