A CATEGORIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ESTADO DA QUESTÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2009 A 2022
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100776 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8244 "inscrito_id" => 23008 "titulo" => "A CATEGORIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ESTADO DA QUESTÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2009 A 2022" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo geral identificar e analisar as teses e dissertações disponíveis on-line de acesso aberto nas bases de dados da BDTD e CAPES que abordam a categoria da práxis na formação continuada de professores da educação básica de escola pública. O estudo pauta-se nos fundamentos da pesquisa bibliográfica do tipo estado da questão para situar o objeto de investigação e definir as categorias de análise, tendo como referencial teórico os estudos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), com recorte temporal de 2009 a 2022, em consideração à Lei nº 12.014 de 2009 que alterou o artigo 61 da LDB nº 9.394/96, ao associar as teorias e práticas. Sendo a práxis uma atividade teórico-prática que visa a uma ação transformadora, entende-se sua relevância em contribuir para a superação da dicotomia existente entre teoria e prática na formação inicial e continuada, com o apoio na fundamentação teórica dos autores: Freire (1987; 1996), Pimenta e Ghedin (2006), Curado Silva (2017), Vázquez (1977), Kosik (1976), Cury (1986), Frigotto (2010), Giroux (1997) e Contreras (2012). Os achados da pesquisa tratam sobre a epistemologia da práxis que ao relacionar a práxis e o conhecimento, em uma perspectiva materialista histórico-dialética reconhece o professor como intelectual crítico que constrói conhecimento, e este, o auxilia a compreender\u{202F}dialeticamente a sua realidade histórico-social para nela agir em busca de mudanças. Porém, os resultados evidenciam uma predominância do pragmatismo na formação docente, o que diverge do real significado de práxis, comprometendo a reflexão crítica e o entendimento de totalidade da realidade para a constituição da emancipação e autonomia dos sujeitos. Diante disso, espera-se com este estudo, contribuir na superação do modelo de formação de professores que pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática, ainda encontra limites para uma transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23008_TB8244_20112023205116.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH DA CONCEICAO BORTOTI" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "bortoti.elizabeth@unifesp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100776 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8244 "inscrito_id" => 23008 "titulo" => "A CATEGORIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ESTADO DA QUESTÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2009 A 2022" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo geral identificar e analisar as teses e dissertações disponíveis on-line de acesso aberto nas bases de dados da BDTD e CAPES que abordam a categoria da práxis na formação continuada de professores da educação básica de escola pública. O estudo pauta-se nos fundamentos da pesquisa bibliográfica do tipo estado da questão para situar o objeto de investigação e definir as categorias de análise, tendo como referencial teórico os estudos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), com recorte temporal de 2009 a 2022, em consideração à Lei nº 12.014 de 2009 que alterou o artigo 61 da LDB nº 9.394/96, ao associar as teorias e práticas. Sendo a práxis uma atividade teórico-prática que visa a uma ação transformadora, entende-se sua relevância em contribuir para a superação da dicotomia existente entre teoria e prática na formação inicial e continuada, com o apoio na fundamentação teórica dos autores: Freire (1987; 1996), Pimenta e Ghedin (2006), Curado Silva (2017), Vázquez (1977), Kosik (1976), Cury (1986), Frigotto (2010), Giroux (1997) e Contreras (2012). Os achados da pesquisa tratam sobre a epistemologia da práxis que ao relacionar a práxis e o conhecimento, em uma perspectiva materialista histórico-dialética reconhece o professor como intelectual crítico que constrói conhecimento, e este, o auxilia a compreender\u{202F}dialeticamente a sua realidade histórico-social para nela agir em busca de mudanças. Porém, os resultados evidenciam uma predominância do pragmatismo na formação docente, o que diverge do real significado de práxis, comprometendo a reflexão crítica e o entendimento de totalidade da realidade para a constituição da emancipação e autonomia dos sujeitos. Diante disso, espera-se com este estudo, contribuir na superação do modelo de formação de professores que pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática, ainda encontra limites para uma transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23008_TB8244_20112023205116.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH DA CONCEICAO BORTOTI" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "bortoti.elizabeth@unifesp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }