NARRATIVAS VISUAIS: A PRODUÇÃO DE HQS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100630 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8013 "inscrito_id" => 9177 "titulo" => "NARRATIVAS VISUAIS: A PRODUÇÃO DE HQS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA" "resumo" => "Este artigo apresenta o resultado de um trabalho desenvolvido pelos residentes do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Estadual de Roraima UERR/CAPES, com alunos da 2° série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Militarizado Professor Severino Gonçalo Gomes Cavalcante, do município de Boa Vista-RR. O trabalho teve como proposta a elaboração de histórias em quadrinhos a partir de determinados temas históricos, (A colonização inglesa na América do Norte e Revolução Francesa). Classificado como a nona arte, a HQ é um ótimo recurso pedagógico para as diversas áreas de ensino. Os alunos participaram de uma oficina que foi dividida em duas partes: teórica e prática. Na primeira parte, os discentes aprenderam sobre os elementos básicos para a confecção de HQs: requadro, calhas, balões, ideia de movimento, onomatopeia e narrativa visual. Na segunda parte, os alunos treinaram a produção de roteiros. Após a oficina, os residentes e a professora da disciplina auxiliaram os alunos no processo de produção dos gibis, principalmente na criação de personagens e elaboração dos roteiros. O resultado se mostrou satisfatório, pois os discentes tiveram a liberdade de, respeitando os acontecimentos históricos, adaptarem o conteúdo para uma linguagem mais familiar, utilizando em seus quadrinhos falas e gírias da atualidade. Além disso, a produção de quadrinhos funcionou como um termômetro para o professor avaliar se seus métodos de ensino estão garantindo que os estudantes alcancem os objetivos que foram traçados no planejamento de aula, além de facilitar a identificação das dificuldades de aprendizagem de cada aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9177_TB8013_31072023111742.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMELLA KALYNE ARAÚJO FEITOZA" "autor_nome_curto" => "SAMELLA FEITOSA" "autor_email" => "samella_feitosa@hotmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100630 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8013 "inscrito_id" => 9177 "titulo" => "NARRATIVAS VISUAIS: A PRODUÇÃO DE HQS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA" "resumo" => "Este artigo apresenta o resultado de um trabalho desenvolvido pelos residentes do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Estadual de Roraima UERR/CAPES, com alunos da 2° série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Militarizado Professor Severino Gonçalo Gomes Cavalcante, do município de Boa Vista-RR. O trabalho teve como proposta a elaboração de histórias em quadrinhos a partir de determinados temas históricos, (A colonização inglesa na América do Norte e Revolução Francesa). Classificado como a nona arte, a HQ é um ótimo recurso pedagógico para as diversas áreas de ensino. Os alunos participaram de uma oficina que foi dividida em duas partes: teórica e prática. Na primeira parte, os discentes aprenderam sobre os elementos básicos para a confecção de HQs: requadro, calhas, balões, ideia de movimento, onomatopeia e narrativa visual. Na segunda parte, os alunos treinaram a produção de roteiros. Após a oficina, os residentes e a professora da disciplina auxiliaram os alunos no processo de produção dos gibis, principalmente na criação de personagens e elaboração dos roteiros. O resultado se mostrou satisfatório, pois os discentes tiveram a liberdade de, respeitando os acontecimentos históricos, adaptarem o conteúdo para uma linguagem mais familiar, utilizando em seus quadrinhos falas e gírias da atualidade. Além disso, a produção de quadrinhos funcionou como um termômetro para o professor avaliar se seus métodos de ensino estão garantindo que os estudantes alcancem os objetivos que foram traçados no planejamento de aula, além de facilitar a identificação das dificuldades de aprendizagem de cada aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9177_TB8013_31072023111742.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMELLA KALYNE ARAÚJO FEITOZA" "autor_nome_curto" => "SAMELLA FEITOSA" "autor_email" => "samella_feitosa@hotmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }