ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CAPPE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98659 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5288 "inscrito_id" => 18561 "titulo" => "ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CAPPE" "resumo" => "A realidade universitária é cercada de desafios, aprendizagem, dedicação e realizações, onde por vezes pode se tornar ainda mais desafiador devido às demandas, dificuldades e questões relacionadas à aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do acompanhamento psicopedagógico com estudantes universitários no Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CAPpE) da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia empregada consistiu na aplicação de formulários através do Google Forms respondidos antes e depois do acompanhamento psicopedagógico, visando analisar possíveis mudanças e benefícios percebidos pelos participantes. A amostra foi composta por cinco estudantes universitários que buscaram o serviço de acompanhamento psicopedagógico oferecido pelo CAPpE. Os participantes preencheram o formulário com perguntas relacionadas ao bem-estar acadêmico: desempenho, motivação, organização, estratégias de estudo e habilidades cognitivas. Posteriormente, os estudantes participaram dos atendimentos com sessões individuais, onde foram utilizadas estratégias como orientações de técnicas de estudos, organização de horários e rotina, estimulação cognitiva e intervenções voltadas às demandas individuais. Após o período de acompanhamento, os participantes responderam o segundo formulário, abordando as mesmas questões do inicial, bem como sobre sua experiência com o serviço ofertado. A análise dos resultados revelou impactos positivos nas habilidades de aprendizagem dos estudantes que estavam em acompanhamento psicopedagógico. Verificou-se uma melhoria significativa no desempenho acadêmico, motivação e engajamento nos estudos, além de desenvolvimento de estratégias e metodologias que favorecem uma aprendizagem significativa. Conclui-se que a atuação da psicopedagogia em Instituições de Ensino Superior (IES) é de fundamental importância para o enfrentamento de desafios acadêmicos e para a promoção da saúde mental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18561_TB5288_04102023201034.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ MEIRELES WAKED DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "biawakedm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98659 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5288 "inscrito_id" => 18561 "titulo" => "ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CAPPE" "resumo" => "A realidade universitária é cercada de desafios, aprendizagem, dedicação e realizações, onde por vezes pode se tornar ainda mais desafiador devido às demandas, dificuldades e questões relacionadas à aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do acompanhamento psicopedagógico com estudantes universitários no Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CAPpE) da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia empregada consistiu na aplicação de formulários através do Google Forms respondidos antes e depois do acompanhamento psicopedagógico, visando analisar possíveis mudanças e benefícios percebidos pelos participantes. A amostra foi composta por cinco estudantes universitários que buscaram o serviço de acompanhamento psicopedagógico oferecido pelo CAPpE. Os participantes preencheram o formulário com perguntas relacionadas ao bem-estar acadêmico: desempenho, motivação, organização, estratégias de estudo e habilidades cognitivas. Posteriormente, os estudantes participaram dos atendimentos com sessões individuais, onde foram utilizadas estratégias como orientações de técnicas de estudos, organização de horários e rotina, estimulação cognitiva e intervenções voltadas às demandas individuais. Após o período de acompanhamento, os participantes responderam o segundo formulário, abordando as mesmas questões do inicial, bem como sobre sua experiência com o serviço ofertado. A análise dos resultados revelou impactos positivos nas habilidades de aprendizagem dos estudantes que estavam em acompanhamento psicopedagógico. Verificou-se uma melhoria significativa no desempenho acadêmico, motivação e engajamento nos estudos, além de desenvolvimento de estratégias e metodologias que favorecem uma aprendizagem significativa. Conclui-se que a atuação da psicopedagogia em Instituições de Ensino Superior (IES) é de fundamental importância para o enfrentamento de desafios acadêmicos e para a promoção da saúde mental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18561_TB5288_04102023201034.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ MEIRELES WAKED DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "biawakedm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }