PRÁTICAS INCLUSIVAS E INTEGRATIVAS PARA PESSOAS SURDAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO EM PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DO CABO DE SANTO AGOSTINHO – PE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100413 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7613 "inscrito_id" => 15370 "titulo" => "PRÁTICAS INCLUSIVAS E INTEGRATIVAS PARA PESSOAS SURDAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO EM PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DO CABO DE SANTO AGOSTINHO – PE" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho retrata a participação dos estudantes sem e com deficiência com déficit na alfabetização em tempo certo, e os procedimentos adotados pela Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho - PE, para que fossem garantido o direito de aprendizagem de forma equitativa. Tudo isso, resultou na implantação dos Programas Ler Mais e Alfabetiza Já! Onde foi considerado, os impactos causados no ensino e aprendizagem na rede de ensino durante a pandemia covid – 19, que intensificou as fragilidades pedagógicas, expressivamente no que se refere a consolidação da alfabetização e letramento. No caso dos estudantes com surdez os prejuízos foram bem mais acentuados, devido as suas limitações no contexto social, caso não tenham acesso a sua língua materna. Além desse público, foram incluídos os estudantes cegos e com baixa visão para o estudo de braille. Na primeira fase da implementação dos programas foram feitos diagnóstico em toda rede de ensino, o que sugeriu um número razoável de estudantes sem ler e escrever. Na segunda fase, para que os estudantes surdos fossem incluídos foi realizado um teste de fluência em libras e para os estudantes com deficiência visual aplicação de uma diagnose que identificasse o nível de aprendizagem em relação a leitura e a escrita. Desse modo, foram desenvolvidas várias estratégias pedagógicas e estruturas físicas adequadas para execução dos programas em pauta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15370_TB7613_04072023115343.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARSÉGILA SANDRA FERREIRA DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "ARSÉGILA" "autor_email" => "arsegila.neves@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100413 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7613 "inscrito_id" => 15370 "titulo" => "PRÁTICAS INCLUSIVAS E INTEGRATIVAS PARA PESSOAS SURDAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO EM PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DO CABO DE SANTO AGOSTINHO – PE" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho retrata a participação dos estudantes sem e com deficiência com déficit na alfabetização em tempo certo, e os procedimentos adotados pela Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho - PE, para que fossem garantido o direito de aprendizagem de forma equitativa. Tudo isso, resultou na implantação dos Programas Ler Mais e Alfabetiza Já! Onde foi considerado, os impactos causados no ensino e aprendizagem na rede de ensino durante a pandemia covid – 19, que intensificou as fragilidades pedagógicas, expressivamente no que se refere a consolidação da alfabetização e letramento. No caso dos estudantes com surdez os prejuízos foram bem mais acentuados, devido as suas limitações no contexto social, caso não tenham acesso a sua língua materna. Além desse público, foram incluídos os estudantes cegos e com baixa visão para o estudo de braille. Na primeira fase da implementação dos programas foram feitos diagnóstico em toda rede de ensino, o que sugeriu um número razoável de estudantes sem ler e escrever. Na segunda fase, para que os estudantes surdos fossem incluídos foi realizado um teste de fluência em libras e para os estudantes com deficiência visual aplicação de uma diagnose que identificasse o nível de aprendizagem em relação a leitura e a escrita. Desse modo, foram desenvolvidas várias estratégias pedagógicas e estruturas físicas adequadas para execução dos programas em pauta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15370_TB7613_04072023115343.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARSÉGILA SANDRA FERREIRA DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "ARSÉGILA" "autor_email" => "arsegila.neves@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }