INTERSECCIONALIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE CURRICULAR NO ENSINO BÁSICO DE MATO GROSSO DO SUL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101202 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8918 "inscrito_id" => 20966 "titulo" => "INTERSECCIONALIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE CURRICULAR NO ENSINO BÁSICO DE MATO GROSSO DO SUL" "resumo" => "Este resumo é resultado de um trabalho de monografia concluído no curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2021. A pesquisa relacionou a interseccionalidade e o ensino de geografia dentro do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (2019), no que compete Fundamental- Anos Finais, analisando a presença das categorias de gênero, raça e classe dentro da geografia a partir da análise do documento. Foi realizado uma construção que correlacionasse teoricamente a ciência geográfica com a interseccionalidade, compreendendo o espaço geográfico como um objeto que é (re)construído por indivíduos que se interseccionam entre si, e que portanto têm relações diferentes com o espaço a partir da sua própria concepção. No que tange aos resultados, foi encontrado a presença das categorias analisadas, principalmente no segmento que versa sobre as ações didáticas, que servem para sugerir práticas pedagógicas aos docentes, ora explícito, ora implícito, o que abre possibilidade para que a geografia possa se apropriar dessas relações entre os indivíduos para pensar o espaço, além de evidenciar a existência dessas categorias no currículo, ainda contamos com a presença de mais de uma categoria interseccionada no decorrer do documento, compreendendo que no passar dos anos letivos, compreende-se uma abertura maior para trabalhar essas categorias de forma concomitante, sem necessariamente fazer um ensino paralelo à geografia, mas trabalhando o ensino da geografia a partir desses sujeitos interseccionados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20966_TB8918_14102023105609.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "aleehalvesp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101202 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8918 "inscrito_id" => 20966 "titulo" => "INTERSECCIONALIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE CURRICULAR NO ENSINO BÁSICO DE MATO GROSSO DO SUL" "resumo" => "Este resumo é resultado de um trabalho de monografia concluído no curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2021. A pesquisa relacionou a interseccionalidade e o ensino de geografia dentro do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (2019), no que compete Fundamental- Anos Finais, analisando a presença das categorias de gênero, raça e classe dentro da geografia a partir da análise do documento. Foi realizado uma construção que correlacionasse teoricamente a ciência geográfica com a interseccionalidade, compreendendo o espaço geográfico como um objeto que é (re)construído por indivíduos que se interseccionam entre si, e que portanto têm relações diferentes com o espaço a partir da sua própria concepção. No que tange aos resultados, foi encontrado a presença das categorias analisadas, principalmente no segmento que versa sobre as ações didáticas, que servem para sugerir práticas pedagógicas aos docentes, ora explícito, ora implícito, o que abre possibilidade para que a geografia possa se apropriar dessas relações entre os indivíduos para pensar o espaço, além de evidenciar a existência dessas categorias no currículo, ainda contamos com a presença de mais de uma categoria interseccionada no decorrer do documento, compreendendo que no passar dos anos letivos, compreende-se uma abertura maior para trabalhar essas categorias de forma concomitante, sem necessariamente fazer um ensino paralelo à geografia, mas trabalhando o ensino da geografia a partir desses sujeitos interseccionados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20966_TB8918_14102023105609.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "aleehalvesp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }