Este trabalho é um relato de experiência desenvolvido junto ao Programa de Monitoria Inclusiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O referido programa é vinculado ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que atende estudantes com deficiência, transtornos de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG). A experiência envolve o trabalho coletivo realizado pelos Núcleos de Serviço Social e Psicologia em colaboração com uma estudante com deficiência visual do curso de bacharelado em Nutrição, seus monitores, orientadora e colaboradores. Após os atendimentos realizados pelos núcleos profissionais, leituras bibliográficas, aproximação com o cotidiano acadêmico da estudante, buscou-se desenvolver o diálogo com o objetivo de traçar estratégias metodológicas para serem desenvolvidas durante o período de vigência do Edital NAI/PRAC Nº 001/2022. Entre as estratégias destacam-se: 1) O processo de escuta profissional dos envolvidos, que possibilitou conhecer as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino - aprendizagem no contexto universitário; 2) Orientações e atendimentos individualizados com a estudante, monitores e familiares; 3) Estímulo ao uso de audiodescrição e recursos tecnológicos nas atividades acadêmicas; 4) Participação em vídeos educativos do NAI/UFCG, entre outras. As inquietações que resultaram neste relato de experiência iniciaram-se a partir dos estudos e do diálogo coletivo e colaborativo, que identificaram a necessidade de ampliar o debate e socializar as experiências vivenciadas neste período. Para coleta dos dados, foram utilizados os relatórios de atividades do programa de monitoria inclusiva, relatórios de atendimentos dos núcleos de Psicologia e Serviço Social e registros profissionais do (NAI). Considerando o crescente aumento no ingresso de estudantes com deficiência no ensino superior, torna-se cada vez mais urgente o diálogo sobre a temática da educação inclusiva na tentativa da desconstrução das barreiras existentes e promoção de uma cultura mais inclusiva.