HÍBRIDO SINGULAR: A MONITORIA COMO PRÁTICA PRODUTIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96729 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2760 "inscrito_id" => 13376 "titulo" => "HÍBRIDO SINGULAR: A MONITORIA COMO PRÁTICA PRODUTIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O programa de monitoria é uma ação estabelecida em diversas instituições de ensino, em que um discente, orientado por um professor, passa a desempenhar o papel de mediador, junto aos alunos de uma disciplina, na consolidação dos conhecimentos nela desenvolvidos. Na UFERSA, este programa tem como objetivo otimizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, bem como estimular e fortalecer a cooperação entre discentes e docentes, nas atividades de ensino, oportunizando o interesse do estudante pela docência. Na sua atuação, o monitor ocupa uma posição muito singular, semelhante, mas diferente a de professor, e semelhante, mas diferente a de aluno. Essa posição singular o permite transitar entre esses papéis, oferecendo um insight bastante interessante sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre as relações em sala de aula. O presente artigo discute a monitoria como uma prática produtiva, em especial para a formação docente, a partir da reflexão sobre a experiência vivida juno decorrer do projeto de monitoria da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos I, desenvolvido nos semestres 2022.1 e 2022.2, no âmbito dos cursos de Letras Inglês e Libras, ofertados na UFERSA Caraúbas (RN). Pudemos observar que a monitoria, por essa sua natureza híbrida que a específica, permite um intermédio bastante promissor entre professor, alunos e conhecimentos da disciplina, oportunizando uma gama de ações e relações novas, tendo como efeito potencial o desenvolvendo de diversas competências e habilidades, concernentes tanto à atividade acadêmica quanto ao exercício da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13376_TB2760_04102023220313.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANE KARINE" "autor_nome_curto" => "ANE" "autor_email" => "ane.castro@alunos.ufersa." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96729 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2760 "inscrito_id" => 13376 "titulo" => "HÍBRIDO SINGULAR: A MONITORIA COMO PRÁTICA PRODUTIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O programa de monitoria é uma ação estabelecida em diversas instituições de ensino, em que um discente, orientado por um professor, passa a desempenhar o papel de mediador, junto aos alunos de uma disciplina, na consolidação dos conhecimentos nela desenvolvidos. Na UFERSA, este programa tem como objetivo otimizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, bem como estimular e fortalecer a cooperação entre discentes e docentes, nas atividades de ensino, oportunizando o interesse do estudante pela docência. Na sua atuação, o monitor ocupa uma posição muito singular, semelhante, mas diferente a de professor, e semelhante, mas diferente a de aluno. Essa posição singular o permite transitar entre esses papéis, oferecendo um insight bastante interessante sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre as relações em sala de aula. O presente artigo discute a monitoria como uma prática produtiva, em especial para a formação docente, a partir da reflexão sobre a experiência vivida juno decorrer do projeto de monitoria da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos I, desenvolvido nos semestres 2022.1 e 2022.2, no âmbito dos cursos de Letras Inglês e Libras, ofertados na UFERSA Caraúbas (RN). Pudemos observar que a monitoria, por essa sua natureza híbrida que a específica, permite um intermédio bastante promissor entre professor, alunos e conhecimentos da disciplina, oportunizando uma gama de ações e relações novas, tendo como efeito potencial o desenvolvendo de diversas competências e habilidades, concernentes tanto à atividade acadêmica quanto ao exercício da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13376_TB2760_04102023220313.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANE KARINE" "autor_nome_curto" => "ANE" "autor_email" => "ane.castro@alunos.ufersa." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }