A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DE BEBÊS: UMA REVISÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95557 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1203 "inscrito_id" => 4231 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DE BEBÊS: UMA REVISÃO" "resumo" => "O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura, a fim de compreender o papel da formação continuada na ressignificação da prática docente das professoras de bebês. Desse modo, realizou-se uma busca das referências nas bases Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico em julho de 2021. A busca permitiu a identificação de seis artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Como resultados foi possível observar que 66% dos artigos apontam que a formação continuada é importante porque possibilita aos docentes o exercício da reflexão de suas práticas pedagógicas, a reconstrução dos saberes sobre o trabalho, a ressignificação da identidade docente, bem como, possibilita uma maior visibilidade do professor enquanto profissional. Verificou-se que 17 % defendem que a formação continuada é importante quando possibilita uma formação colaborativa e considera as práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. E, os outros 17 % afirmam que a formação continuada é importante porque revelam as percepções das professoras e viabilizam aprendizagens compartilhadas. Portanto, conclui-se que a formação continuada é importante, pois como um processo de ressignificação do pensamento e da prática pedagógica leva os docentes a se conscientizarem de que a prática impõe desafios diários exigindo assim um aprendizado contínuo que conduza os docentes a uma reflexão crítica sobre o cotidiano do seu trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4231_TB1203_10112023173859.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLEINE CRISTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Gisleine" "autor_email" => "gisleinesilva22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95557 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1203 "inscrito_id" => 4231 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DE BEBÊS: UMA REVISÃO" "resumo" => "O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura, a fim de compreender o papel da formação continuada na ressignificação da prática docente das professoras de bebês. Desse modo, realizou-se uma busca das referências nas bases Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico em julho de 2021. A busca permitiu a identificação de seis artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Como resultados foi possível observar que 66% dos artigos apontam que a formação continuada é importante porque possibilita aos docentes o exercício da reflexão de suas práticas pedagógicas, a reconstrução dos saberes sobre o trabalho, a ressignificação da identidade docente, bem como, possibilita uma maior visibilidade do professor enquanto profissional. Verificou-se que 17 % defendem que a formação continuada é importante quando possibilita uma formação colaborativa e considera as práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. E, os outros 17 % afirmam que a formação continuada é importante porque revelam as percepções das professoras e viabilizam aprendizagens compartilhadas. Portanto, conclui-se que a formação continuada é importante, pois como um processo de ressignificação do pensamento e da prática pedagógica leva os docentes a se conscientizarem de que a prática impõe desafios diários exigindo assim um aprendizado contínuo que conduza os docentes a uma reflexão crítica sobre o cotidiano do seu trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4231_TB1203_10112023173859.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLEINE CRISTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Gisleine" "autor_email" => "gisleinesilva22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }