Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SENTIDO NUMÉRICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4695 "inscrito_id" => 16449 "titulo" => "SENTIDO NUMÉRICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo teve como objetivo destacar a relevância acerca do Sentido Numérico para a aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, se reportanto ao que apresenta Oliveira (2008) e Minayo (2012) a respeito desse tipo de pesquisa. Com relação ao objeto de estudo, o Sentido Numérico, baseou-se em pesquisas de autores como, Yang (2003),Corso e Dorneles (2010), Spinillo (2014), Assis et al. (2020), Cunha (2021), entre outros, a partir de suas contribuições a respeito do Sentido Numérico. Destacamos, portanto, o importante papel do professor para a construção do conhecimento do estudante, onde uma de suas preocupações deve ser o desenvolvimento do Sentido Numérico, pois, estudos relacionados a essa temática têm sido considerados por muitos pesquisadores da área, como uma alternativa para se compreender e intervir sobre as dificuldades que os estudantes apresentam na disciplina de Matemática. O artigo também destaca e exemplifica os oito indicadores do Sentido Numérico apresentados por Spinillo (2014), além de ressaltar como essas habilidades podem ser trabalhadas segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista que as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula, precisam contemplar estes indicadores. Conclui-se que o Sentido Numérico pouco desenvolvido pode ocasionar uma defasagem na compreensão de diversos conteúdos matemáticos, além da utilização de algoritmos mecanizados na resolução de situações problemas.O presente artigo teve como objetivo destacar a relevância acerca do Sentido Numérico para a aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16449_TB4695_20112023215212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE CLEIDE LOURENÇO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "janeclourenco@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4695 "inscrito_id" => 16449 "titulo" => "SENTIDO NUMÉRICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo teve como objetivo destacar a relevância acerca do Sentido Numérico para a aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, se reportanto ao que apresenta Oliveira (2008) e Minayo (2012) a respeito desse tipo de pesquisa. Com relação ao objeto de estudo, o Sentido Numérico, baseou-se em pesquisas de autores como, Yang (2003),Corso e Dorneles (2010), Spinillo (2014), Assis et al. (2020), Cunha (2021), entre outros, a partir de suas contribuições a respeito do Sentido Numérico. Destacamos, portanto, o importante papel do professor para a construção do conhecimento do estudante, onde uma de suas preocupações deve ser o desenvolvimento do Sentido Numérico, pois, estudos relacionados a essa temática têm sido considerados por muitos pesquisadores da área, como uma alternativa para se compreender e intervir sobre as dificuldades que os estudantes apresentam na disciplina de Matemática. O artigo também destaca e exemplifica os oito indicadores do Sentido Numérico apresentados por Spinillo (2014), além de ressaltar como essas habilidades podem ser trabalhadas segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista que as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula, precisam contemplar estes indicadores. Conclui-se que o Sentido Numérico pouco desenvolvido pode ocasionar uma defasagem na compreensão de diversos conteúdos matemáticos, além da utilização de algoritmos mecanizados na resolução de situações problemas.O presente artigo teve como objetivo destacar a relevância acerca do Sentido Numérico para a aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16449_TB4695_20112023215212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE CLEIDE LOURENÇO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "janeclourenco@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo teve como objetivo destacar a relevância acerca do Sentido Numérico para a aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, se reportanto ao que apresenta Oliveira (2008) e Minayo (2012) a respeito desse tipo de pesquisa. Com relação ao objeto de estudo, o Sentido Numérico, baseou-se em pesquisas de autores como, Yang (2003),Corso e Dorneles (2010), Spinillo (2014), Assis et al. (2020), Cunha (2021), entre outros, a partir de suas contribuições a respeito do Sentido Numérico. Destacamos, portanto, o importante papel do professor para a construção do conhecimento do estudante, onde uma de suas preocupações deve ser o desenvolvimento do Sentido Numérico, pois, estudos relacionados a essa temática têm sido considerados por muitos pesquisadores da área, como uma alternativa para se compreender e intervir sobre as dificuldades que os estudantes apresentam na disciplina de Matemática. O artigo também destaca e exemplifica os oito indicadores do Sentido Numérico apresentados por Spinillo (2014), além de ressaltar como essas habilidades podem ser trabalhadas segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista que as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula, precisam contemplar estes indicadores. Conclui-se que o Sentido Numérico pouco desenvolvido pode ocasionar uma defasagem na compreensão de diversos conteúdos matemáticos, além da utilização de algoritmos mecanizados na resolução de situações problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.