INCLUSÃO E SENSIBILIDADE: VIVÊNCIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNAS SURDAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100854 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8435 "inscrito_id" => 16178 "titulo" => "INCLUSÃO E SENSIBILIDADE: VIVÊNCIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNAS SURDAS" "resumo" => "Este estudo apresenta o relato de experiência do trabalho final de um componente curricular do Curso de Licenciatura em Letras4 , fruto de uma pesquisa sobre como um docente de Língua Portuguesa(doravante LP) do Ensino Médio atua com discentes que apresentam necessidades específicas e qual o panorama da escola para o referido contexto. O objetivo principal foi identificar ações/atividades exitosas do professor de LP, com formação em Letras, que leciona para alunos(as) atendidos(as) pela modalidade da Educação Especial e regularmente matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa. Somado a esse objetivo, foi possível realizar um levantamento dos dados relacionados ao Atendimento Educacional Especializado(doravante AEE) inseridos no censo escolar. O estudo é bibliográfico, com pesquisa de levantamento de viés qualitativo; fundamentado nos pressupostos teóricos e legais sobre a Educação Especial e a Educação Inclusiva, e sobre o AEE. Foi realizada entrevista estruturada (perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas) e visita à escola, onde foi possível observar que o docente entrevistado5 não dispunha de um planejamento formal direcionado às alunas inseridas na Educação Especial, no seu caso específico, alunas surdas. Por outro lado, percebemos que o docente conseguia realizar uma educação inclusiva, oferecendo estratégias que estavam alinhadas com as necessidades de suas alunas surdas, em parceria e com o suporte de profissionais especializados, os intérpretes de Libras6, que propiciavam o favorecimento de experiências visuais, e a promoção de acessibilidade linguística. Concluímos que, ainda não existe uma sistematização de ações/atividades de ensino para as alunas surdas na sala de aula regular, o que pode ser explicado pela lacuna na formação inicial e continuada sobre o AEE para os professores regentes das salas regulares, ou sobre as especificidades de seu público de interesse (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16178_TB8435_18112023135543.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYNE FERREIRA ROCHA GUEDES" "autor_nome_curto" => "ALYNE ROCHA" "autor_email" => "alynefrg@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100854 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8435 "inscrito_id" => 16178 "titulo" => "INCLUSÃO E SENSIBILIDADE: VIVÊNCIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNAS SURDAS" "resumo" => "Este estudo apresenta o relato de experiência do trabalho final de um componente curricular do Curso de Licenciatura em Letras4 , fruto de uma pesquisa sobre como um docente de Língua Portuguesa(doravante LP) do Ensino Médio atua com discentes que apresentam necessidades específicas e qual o panorama da escola para o referido contexto. O objetivo principal foi identificar ações/atividades exitosas do professor de LP, com formação em Letras, que leciona para alunos(as) atendidos(as) pela modalidade da Educação Especial e regularmente matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa. Somado a esse objetivo, foi possível realizar um levantamento dos dados relacionados ao Atendimento Educacional Especializado(doravante AEE) inseridos no censo escolar. O estudo é bibliográfico, com pesquisa de levantamento de viés qualitativo; fundamentado nos pressupostos teóricos e legais sobre a Educação Especial e a Educação Inclusiva, e sobre o AEE. Foi realizada entrevista estruturada (perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas) e visita à escola, onde foi possível observar que o docente entrevistado5 não dispunha de um planejamento formal direcionado às alunas inseridas na Educação Especial, no seu caso específico, alunas surdas. Por outro lado, percebemos que o docente conseguia realizar uma educação inclusiva, oferecendo estratégias que estavam alinhadas com as necessidades de suas alunas surdas, em parceria e com o suporte de profissionais especializados, os intérpretes de Libras6, que propiciavam o favorecimento de experiências visuais, e a promoção de acessibilidade linguística. Concluímos que, ainda não existe uma sistematização de ações/atividades de ensino para as alunas surdas na sala de aula regular, o que pode ser explicado pela lacuna na formação inicial e continuada sobre o AEE para os professores regentes das salas regulares, ou sobre as especificidades de seu público de interesse (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16178_TB8435_18112023135543.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYNE FERREIRA ROCHA GUEDES" "autor_nome_curto" => "ALYNE ROCHA" "autor_email" => "alynefrg@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }