ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95263 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 814 "inscrito_id" => 5926 "titulo" => "ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL" "resumo" => "O presente estudo relata a experiência de um projeto no campo da extensão universitária, realizada em colaboração entre a comunidade acadêmica do campus II da Universidade Federal da Paraíba e alunos da Escola Estadual localizada na cidade de Areia (PB). O objetivo em questão foi articular os conhecimentos químicos utilizando experimentos de reações químicas (dupla-troca, síntese, deslocamento, oxirredução, endotérmica e exotérmica) para sensibilizar os alunos sobre a importância da educação ambiental. A presente pesquisa possui uma abordagem de caráter quantitativo e foi realizada com 24 alunos do 1º ano do ensino médio. O projeto foi dividido em cinco etapas: aula teórica sobre a temática, levantamento do conhecimento prévio dos alunos, contextualização sobre reações químicas vs resíduos químicos, atividade prática experimental e desenvolvimento de uma atividade laboratorial com questões objetivas referente a temática (pós -prática). A partir das análises percebemos que 85% dos alunos disseram já ter ouvido sobre a importância da educação ambiental nas escolas, porém desconhecem as formas de manuseio, separação e tratamento de resíduos químicos (25%). Além disso, quando questionados sobre a contextualização de conteúdos programáticos, a exemplo, reações químicas, 85% demostraram que não haviam estudado de forma interdisciplinar esse conteúdo no contexto da preservação ambiental e que a metodologia adotada despertou a motivação e o senso crítico em aprender conteúdos de química com atenção, sobretudo com conscientização ambiental. Por meio do projeto desenvolvido, conclui-se que, trabalhar a temática da educação ambiental e resíduos químicos por meio da experimentação com abordagem teórico-prática contribuiu para o conhecimento dos alunos a respeito da ciência Química em favor do meio ambiente. Em suma, ressalta-se a importância de articular os conteúdos químicos a temas de cunho socioambiental, com reflexões críticas acerca de atitudes/transformações positivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5926_TB814_20112023120244.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALICE PEREIRA TARGINO" "autor_nome_curto" => "Analice Targino" "autor_email" => "analice.targino28@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95263 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 814 "inscrito_id" => 5926 "titulo" => "ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL" "resumo" => "O presente estudo relata a experiência de um projeto no campo da extensão universitária, realizada em colaboração entre a comunidade acadêmica do campus II da Universidade Federal da Paraíba e alunos da Escola Estadual localizada na cidade de Areia (PB). O objetivo em questão foi articular os conhecimentos químicos utilizando experimentos de reações químicas (dupla-troca, síntese, deslocamento, oxirredução, endotérmica e exotérmica) para sensibilizar os alunos sobre a importância da educação ambiental. A presente pesquisa possui uma abordagem de caráter quantitativo e foi realizada com 24 alunos do 1º ano do ensino médio. O projeto foi dividido em cinco etapas: aula teórica sobre a temática, levantamento do conhecimento prévio dos alunos, contextualização sobre reações químicas vs resíduos químicos, atividade prática experimental e desenvolvimento de uma atividade laboratorial com questões objetivas referente a temática (pós -prática). A partir das análises percebemos que 85% dos alunos disseram já ter ouvido sobre a importância da educação ambiental nas escolas, porém desconhecem as formas de manuseio, separação e tratamento de resíduos químicos (25%). Além disso, quando questionados sobre a contextualização de conteúdos programáticos, a exemplo, reações químicas, 85% demostraram que não haviam estudado de forma interdisciplinar esse conteúdo no contexto da preservação ambiental e que a metodologia adotada despertou a motivação e o senso crítico em aprender conteúdos de química com atenção, sobretudo com conscientização ambiental. Por meio do projeto desenvolvido, conclui-se que, trabalhar a temática da educação ambiental e resíduos químicos por meio da experimentação com abordagem teórico-prática contribuiu para o conhecimento dos alunos a respeito da ciência Química em favor do meio ambiente. Em suma, ressalta-se a importância de articular os conteúdos químicos a temas de cunho socioambiental, com reflexões críticas acerca de atitudes/transformações positivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5926_TB814_20112023120244.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALICE PEREIRA TARGINO" "autor_nome_curto" => "Analice Targino" "autor_email" => "analice.targino28@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }