O presente trabalho discorre acerca da importância da componente Pesquisa e Estágio em Educação Infantil, na matriz curricular do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia UNEB, Campus VII – Sr. Do Bonfim BA, apresenta o relato das experiências vivenciadas destacando as contribuições da ludicidade no contexto da sala de aula de educação infantil, o Estágio utilizou a metodologia de projetos e teve como problematização as intervenções pedagógicas lúdicas que são possíveis e necessárias às aprendizagens e desenvolvimento da criança da Educação Infantil, o projeto desenvolveu-se numa Creche Municipal no interior da Bahia, o trabalho desenvolvido propiciou a análise reflexiva sobre a relação teoria-prática evidenciando os estudos teóricos realizados em sala de aula da Universidade e a realidade do chão da escola, o trabalho tem aporte teórico nas obras de (Arroyo, 1994; Pimenta, 2012; Massa, 2015; Vygotsky, 2009), dentre outros, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, os participantes do trabalho foram 24 crianças na faixa etária de 5 anos, utilizamos como instrumentos de coleta e análise de dados as observações e o diário de bordo, foi possível desenvolver diversas atividades lúdicas e perceber avanços na participação das atividades culminando na aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de aprendizagens.