A LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97416 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3677 "inscrito_id" => 1086 "titulo" => "A LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A presente pesquisa apresenta a importância do uso do lúdico nas turmas de educação infantil por ser a primeira etapa da educação básica, ou seja, a primeira infância. Tem-se como pergunta norteadora: Qual a importância da ludicidade através de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, entendendo que a criança necessita do brincar para o seu desenvolvimento. Tem- se como objetivo geral: analisar a importância do desenvolvimento da criança, através da ludicidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, buscando destacar como o lúdico é um importante instrumento para o desenvolvimento e construção do conhecimento na infância. Na composição do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo entre a educação infantil, Educação Física, jogos, brinquedos e brincadeiras, pois trazer o desenvolvimento integral da criança, é fortalecer as habilidades que ela adquire ao jogar e brincar, seja com brinquedos ou com pessoas. Porquanto, ao brincar desde os primeiros meses de vida, a criança aprende a explorar sensorialmente diferentes objetos, reagindo aos estímulos lúdicos propiciados pelos professores ou com quem se relaciona fora do ambiente escolar. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise discursiva. Nos resultados foi possível analisar que através dos jogos, brinquedos e brincadeiras, as crianças desenvolvem suas habilidades e suas capacidades cognitivas, psicológicas, físicas, sociais e afetivas, pois além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, também desenvolvem a linguagem, o foco e a concentração. Visto também que, os jogos, brinquedos e brincadeiras precisam fazer parte do cotidiano escolar, onde é importante que os profissionais da educação façam uso das metodologias lúdicas para que possa acontecer uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1086_TB3677_04102023215704.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIROA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anafigueiroa@asces.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97416 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3677 "inscrito_id" => 1086 "titulo" => "A LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A presente pesquisa apresenta a importância do uso do lúdico nas turmas de educação infantil por ser a primeira etapa da educação básica, ou seja, a primeira infância. Tem-se como pergunta norteadora: Qual a importância da ludicidade através de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, entendendo que a criança necessita do brincar para o seu desenvolvimento. Tem- se como objetivo geral: analisar a importância do desenvolvimento da criança, através da ludicidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, buscando destacar como o lúdico é um importante instrumento para o desenvolvimento e construção do conhecimento na infância. Na composição do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo entre a educação infantil, Educação Física, jogos, brinquedos e brincadeiras, pois trazer o desenvolvimento integral da criança, é fortalecer as habilidades que ela adquire ao jogar e brincar, seja com brinquedos ou com pessoas. Porquanto, ao brincar desde os primeiros meses de vida, a criança aprende a explorar sensorialmente diferentes objetos, reagindo aos estímulos lúdicos propiciados pelos professores ou com quem se relaciona fora do ambiente escolar. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise discursiva. Nos resultados foi possível analisar que através dos jogos, brinquedos e brincadeiras, as crianças desenvolvem suas habilidades e suas capacidades cognitivas, psicológicas, físicas, sociais e afetivas, pois além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, também desenvolvem a linguagem, o foco e a concentração. Visto também que, os jogos, brinquedos e brincadeiras precisam fazer parte do cotidiano escolar, onde é importante que os profissionais da educação façam uso das metodologias lúdicas para que possa acontecer uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1086_TB3677_04102023215704.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIROA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anafigueiroa@asces.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }