O presente artigo tem como tema analisar a atuação profissional dos professores e equipe gestora no município de Petrópolis/ RJ, em relação à situação de luto em decorrência de desastres e emergências que são frequentes na região e que atingem diretamente toda a comunidade escolar do município. Nos tempos atuais, marcados pela recente pandemia mundial de Covid-19 que assolou o planeta e por inúmeras outras emergências e desastres naturais decorrentes das mudanças climáticas, nunca se falou tanto sobre o processo de luto vivido por vários indivíduos ao mesmo tempo. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar os aspectos conceituais em torno das vivências de luto relacionado a situações de desastres e emergências no município de Petrópolis/RJ, e como o tema é tratado pelos professores e equipe gestora, buscando compreender qual formação foi oferecida pela Secretaria de Educação a esses profissionais que atuaram e atuam, direta ou indiretamente, com a comunidade escolar atingida pelas chuvas de 2022. A pesquisa será feita a partir do recolhimento de dados junto aos profissionais de educação da rede (professores e equipe gestora), além da investigação sobre qual a atuação do setor de Psicologia Escolar na formação de tais profissionais no que diz respeito ao tema analisado, se há um projeto direcionado para o tema e como são feitas as formações.