ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95250 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 797 "inscrito_id" => 1982 "titulo" => "ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "A aprendizagem do componente curricular Química, por muitas vezes, é considerada como difícil, enfadonha e desafiadora, essa perspectiva reflete a opinião e o preconceito de boa parte dos alunos do Ensino Médio, em que sentem os conhecimentos deste componente curricular muito distante da sua realidade e sem significado real para que seja aprendido. Assim, o docente encontra um grande gargalo a ser superado para que ocorra de forma efetiva o processo de ensino e aprendizagem de Química. Perante o exposto, este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização da Metodologia Ativa Aprendizagem por Investigação Científica para promover uma aprendizagem significativa dos conhecimentos de Química em uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte. O presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e para coleta de dados foram utilizados observações, mapa conceitual e a aplicação de questionário semiestruturado, a fim de obter as perspectivas e compreender os processos cognitivos envolvidos na construção dos conhecimentos pelos alunos acerca da utilização da aprendizagem por investigação para tornar a aprendizagem de Química significativa. Os dados obtidos evidenciam, de forma geral, que esta metodologia ativa proporciona uma mudança considerável no envolvimento da maioria dos alunos nas aulas de Química, tornando-os sujeitos ativos e protagonistas no desenvolvimento do próprio conhecimento conceitual, bem como, no procedimental e atitudinal. Além disso, possibilitou uma aproximação dos conhecimentos do cotidiano do aluno com os conhecimentos científicos, tornando o ato de aprender mais significativo e atrativo. Diante disso, o desenvolvimento desta proposta de metodologia ativa no ensino de Química, como estratégia complementar à metodologia tradicional, evidencia um grande potencial na aquisição e ressignificação do conhecimento conceitual por parte do aluno, além de instigar diversas discussões acadêmicas acerca da aplicação prática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas, frente às mais diversas limitações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1982_TB797_09112023161434.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WERVERTON DE QUEIROZ NOBRE" "autor_nome_curto" => "WERVERTON" "autor_email" => "w_vertin@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95250 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 797 "inscrito_id" => 1982 "titulo" => "ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "A aprendizagem do componente curricular Química, por muitas vezes, é considerada como difícil, enfadonha e desafiadora, essa perspectiva reflete a opinião e o preconceito de boa parte dos alunos do Ensino Médio, em que sentem os conhecimentos deste componente curricular muito distante da sua realidade e sem significado real para que seja aprendido. Assim, o docente encontra um grande gargalo a ser superado para que ocorra de forma efetiva o processo de ensino e aprendizagem de Química. Perante o exposto, este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização da Metodologia Ativa Aprendizagem por Investigação Científica para promover uma aprendizagem significativa dos conhecimentos de Química em uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte. O presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e para coleta de dados foram utilizados observações, mapa conceitual e a aplicação de questionário semiestruturado, a fim de obter as perspectivas e compreender os processos cognitivos envolvidos na construção dos conhecimentos pelos alunos acerca da utilização da aprendizagem por investigação para tornar a aprendizagem de Química significativa. Os dados obtidos evidenciam, de forma geral, que esta metodologia ativa proporciona uma mudança considerável no envolvimento da maioria dos alunos nas aulas de Química, tornando-os sujeitos ativos e protagonistas no desenvolvimento do próprio conhecimento conceitual, bem como, no procedimental e atitudinal. Além disso, possibilitou uma aproximação dos conhecimentos do cotidiano do aluno com os conhecimentos científicos, tornando o ato de aprender mais significativo e atrativo. Diante disso, o desenvolvimento desta proposta de metodologia ativa no ensino de Química, como estratégia complementar à metodologia tradicional, evidencia um grande potencial na aquisição e ressignificação do conhecimento conceitual por parte do aluno, além de instigar diversas discussões acadêmicas acerca da aplicação prática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas, frente às mais diversas limitações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1982_TB797_09112023161434.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WERVERTON DE QUEIROZ NOBRE" "autor_nome_curto" => "WERVERTON" "autor_email" => "w_vertin@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }