FÍSICA E POESIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95639 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1308 "inscrito_id" => 11888 "titulo" => "FÍSICA E POESIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho trata de uma proposta de sequência didática interdisciplinar direcionada ao 3° ano de ensino médio, cujo tema principal é eletrostática. O objetivo geral desta proposta é dinamizar a aula, valorizar a criatividade dos estudantes, bem como fomentar a Física como Cultura e a Interdisciplinaridade através do uso de acrósticos. Os acrósticos podem ser entendidos como poesias cujo tema principal, a “palavra-tema", é explícita numa coluna e, dela, são escritas as estrofes do texto. Este tipo de abordagem se relaciona com a área de Ensino de Física, em especial Física como Cultura. A sequência didática é composta por quatro aulas de 50 minutos, a saber: (I e II) Identificação de concepções alternativas e ministração de aula expositivo-dialogada sobre eletrostática; (III) Aula em laboratório de informática para contato dos educandos com textos poéticos e com a plataforma de I.A. acróstico.org, que servirá de ferramenta didática. A reelaboração dos textos feitos pela I.A. será um momento de criticidade e criatividade dos estudantes e; (IV) Aula na qual os discentes poderão produzir seus próprios textos literários usando acrósticos, sem auxílio de I.A., relacionando-os com o conteúdo estudado nas aulas I e II. Cada aluno deve produzir, no mínimo, um acróstico. Os acrósticos criados na aula IV formarão um livreto, que evidenciará a possibilidade de diálogo entre Física e Literatura, da expressão da criatividade e criticidade dos estudantes, bem como, de forma pragmática, para revisão do conteúdo estudado. Espera-se, ao final da aplicação da sequência didática, que os educandos percebam as relações entre as áreas de conhecimento, em especial Física e Língua Portuguesa, bem como desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita textual e estimulem sua criatividade, lhes auxiliando no entendimento do conteúdo proposto. A interdisciplinaridade e a dinamização do ensino de Física, em especial eletrostática, são pilares da nossa proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581caf64241e_19122023135518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:55:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EMANOEL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Emanoel Souza" "autor_email" => "souzaemanoel28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95639 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1308 "inscrito_id" => 11888 "titulo" => "FÍSICA E POESIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho trata de uma proposta de sequência didática interdisciplinar direcionada ao 3° ano de ensino médio, cujo tema principal é eletrostática. O objetivo geral desta proposta é dinamizar a aula, valorizar a criatividade dos estudantes, bem como fomentar a Física como Cultura e a Interdisciplinaridade através do uso de acrósticos. Os acrósticos podem ser entendidos como poesias cujo tema principal, a “palavra-tema", é explícita numa coluna e, dela, são escritas as estrofes do texto. Este tipo de abordagem se relaciona com a área de Ensino de Física, em especial Física como Cultura. A sequência didática é composta por quatro aulas de 50 minutos, a saber: (I e II) Identificação de concepções alternativas e ministração de aula expositivo-dialogada sobre eletrostática; (III) Aula em laboratório de informática para contato dos educandos com textos poéticos e com a plataforma de I.A. acróstico.org, que servirá de ferramenta didática. A reelaboração dos textos feitos pela I.A. será um momento de criticidade e criatividade dos estudantes e; (IV) Aula na qual os discentes poderão produzir seus próprios textos literários usando acrósticos, sem auxílio de I.A., relacionando-os com o conteúdo estudado nas aulas I e II. Cada aluno deve produzir, no mínimo, um acróstico. Os acrósticos criados na aula IV formarão um livreto, que evidenciará a possibilidade de diálogo entre Física e Literatura, da expressão da criatividade e criticidade dos estudantes, bem como, de forma pragmática, para revisão do conteúdo estudado. Espera-se, ao final da aplicação da sequência didática, que os educandos percebam as relações entre as áreas de conhecimento, em especial Física e Língua Portuguesa, bem como desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita textual e estimulem sua criatividade, lhes auxiliando no entendimento do conteúdo proposto. A interdisciplinaridade e a dinamização do ensino de Física, em especial eletrostática, são pilares da nossa proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581caf64241e_19122023135518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:55:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EMANOEL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Emanoel Souza" "autor_email" => "souzaemanoel28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }