O presente estudo objetivou apresentar reflexões acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas públicas para a efetivação de uma Educação Especial de cunho inclusiva. A Educação Especial é uma modalidade de ensino que contempla todos os níveis e etapas de ensino e se destina a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (BRASIL, 2008). Este tem como teoria as Leis e Decretos que regem o AEE no nosso país, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) do ano de 1996, a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, aprovada no ano de 2008, a Resolução nº 4, de outubro de 2009, que Institui as Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, e centrados em autores que estudam a temática como Duek, (2014), Cabral et al. (2020), Garcia (2008). Desse modo, a pesquisa apresenta como metodologia uma revisão bibliográfica e documental acerca do estudo estabelecido. Com a realização dessa pesquisa, os resultados evidenciam a importância do Atendimento Educacional Especializado na efetivação de uma educação de cunho inclusiva e abrangente. Para tanto, se faz necessário que todos os envolvidos no processo escolar trabalhem em conjunto.