UTILIZAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94717 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 4587 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "É evidente que a pandemia da Covid-19, ocasionada pela disseminação do coronavírus, ocorreu de forma inesperada, trazendo com ela uma gama de desafios com proporção mundial. Diversos setores da sociedade foram paralisados devido à pandemia e, em decorrência da alta taxa de transmissão e contaminação pelo vírus, foi-se necessária uma medida emergencial, o isolamento social imediato. Um dos setores atingidos pela pandemia foi o educacional, tendo as escolas fechadas, aulas interrompidas, evasão escolar e queda no desempenho dos estudantes. Desse modo, foi essencial aderir e adequar-se ao ensino remoto, sendo uma adaptação temporária do ensino presencial, visando reduzir os impactos que a pandemia trouxera. Nesse contexto, a utilização de tecnologias teve um crescimento exponencial devido às circunstâncias, tornando-se um suporte para auxiliar e facilitar a comunicação dos professores com os alunos e assim possibilitar o desenvolvimento e a continuidade das atividades. Diante desse cenário, o objetivo do presente estudo foi analisar a utilização de jogos eletrônicos aplicados na monitoria acadêmica no período do ensino remoto e verificar os impactos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Biologia e Fisiologia Celular do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba - IFPB - campus Princesa Isabel. Nessa perspectiva, foi utilizada a plataforma Wordwall, na qual foram desenvolvidos jogos pela monitora acerca do conteúdo introdução à citologia, com a finalidade de oportunizar momentos de aprendizagem de forma ativa, dinâmica, interativa, para facilitar a assimilação do assunto abordado. A partir das observações realizadas, concluiu-se que o desempenho dos alunos foi satisfatório e significativo acerca da aplicação de jogos eletrônicos. Portanto, é perceptível que tal ferramenta potencializa o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, além de proporcionar aos alunos vivências prazerosas no que diz respeito ao aprendizado e acima de tudo a construção do seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID4587_TB100_03102023111733.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "Vitória" "autor_email" => "leite.vitoria@academico.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94717 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 4587 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "É evidente que a pandemia da Covid-19, ocasionada pela disseminação do coronavírus, ocorreu de forma inesperada, trazendo com ela uma gama de desafios com proporção mundial. Diversos setores da sociedade foram paralisados devido à pandemia e, em decorrência da alta taxa de transmissão e contaminação pelo vírus, foi-se necessária uma medida emergencial, o isolamento social imediato. Um dos setores atingidos pela pandemia foi o educacional, tendo as escolas fechadas, aulas interrompidas, evasão escolar e queda no desempenho dos estudantes. Desse modo, foi essencial aderir e adequar-se ao ensino remoto, sendo uma adaptação temporária do ensino presencial, visando reduzir os impactos que a pandemia trouxera. Nesse contexto, a utilização de tecnologias teve um crescimento exponencial devido às circunstâncias, tornando-se um suporte para auxiliar e facilitar a comunicação dos professores com os alunos e assim possibilitar o desenvolvimento e a continuidade das atividades. Diante desse cenário, o objetivo do presente estudo foi analisar a utilização de jogos eletrônicos aplicados na monitoria acadêmica no período do ensino remoto e verificar os impactos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Biologia e Fisiologia Celular do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba - IFPB - campus Princesa Isabel. Nessa perspectiva, foi utilizada a plataforma Wordwall, na qual foram desenvolvidos jogos pela monitora acerca do conteúdo introdução à citologia, com a finalidade de oportunizar momentos de aprendizagem de forma ativa, dinâmica, interativa, para facilitar a assimilação do assunto abordado. A partir das observações realizadas, concluiu-se que o desempenho dos alunos foi satisfatório e significativo acerca da aplicação de jogos eletrônicos. Portanto, é perceptível que tal ferramenta potencializa o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, além de proporcionar aos alunos vivências prazerosas no que diz respeito ao aprendizado e acima de tudo a construção do seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID4587_TB100_03102023111733.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "Vitória" "autor_email" => "leite.vitoria@academico.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }