No ambiente escolar e profissional a educação em ciências é essencial no desenvolvimento do perfil investigativo para formar profissionais com aptidão para pesquisa científica. Neste trabalho, foram analisados os benefícios da implementação de atividades investigativas utilizando metodologias ativas, experimentais e práticas abordando temas relacionados a zonas costeiras, problemáticas ambientais e ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida utilizando como base atividades do Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP) do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA/USP), o qual oferece um espaço em que os alunos podem experimentar esta metodologia e investigar diferentes situações-problema. O objetivo desta pesquisa foi verificar se a realização das atividades no CAP traz benefícios ao desenvolvimento de habilidades investigativas abordando temas norteadores relacionados a problemáticas ambientais costeiras. Os dados foram obtidos por questionários de opinião/percepção e analisados estatisticamente. Os resultados revelaram como as atividades implementadas estimularam o interesse dos estudantes nos temas propostos e no desenvolvimento das habilidades investigativas. Apesar de serem necessários novos trabalhos acadêmicos para aprofundar o conhecimento sobre o assunto, a metodologia aplicada nesta pesquisa obteve no coeficiente Alfa de Crombach um índice 0.75. Isso demonstra que os dados obtidos no questionário de opinião respondido pelos estudantes pós atividade, foram representativos para o escopo da pesquisa. Este sucesso observado aponta para possibilidade de inovação na forma de avaliação do ensino, que pode ser replicado para outras instituições de ensino.