JOGOS DIDÁTICOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTADO DA QUESTÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96152 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1971 "inscrito_id" => 13179 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "Dados os potenciais para a promoção da motivação, em aguçar a curiosidade e na diversificação dos modos de apresentação e de resolução de problemas, os jogos didáticos se colocam como importantes ferramentas educativas para o ensino e aprendizagem de Química. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo caracterizar trabalhos científicos sobre o uso de jogos na disciplina de Química, no Ensino Médio (EM). Sendo uma pesquisa do tipo Estado da Questão, foram mapeadas e selecionadas 26 dissertações, publicadas no período de 2013 a 2023, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), segundo: níveis de ensino e tipos de jogos usados. Dentre os resultados, verificamos uma prevalência de estudos focados no 1º ano do EM (50%), em detrimento de trabalhos realizados no 2º ano (7,7%). Acerca dos tipos mais comuns, destacaram-se, com aproximadamente 36% de recorrência cada, os jogos de cartas e os jogos digitais. Haja vista o potencial dos jogos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química, é fundamental que novos estudos tenham como enfoque os elementos ainda pouco explorados no campo investigativo, possibilitando assim que outros caminhos para a prática docente sejam desenvolvidos no âmbito das salas de aula da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13179_TB1971_04102023161726.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILANE MARIA DE OLIVEIRA VALENTIM" "autor_nome_curto" => "LEILANE" "autor_email" => "enaliela@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96152 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1971 "inscrito_id" => 13179 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "Dados os potenciais para a promoção da motivação, em aguçar a curiosidade e na diversificação dos modos de apresentação e de resolução de problemas, os jogos didáticos se colocam como importantes ferramentas educativas para o ensino e aprendizagem de Química. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo caracterizar trabalhos científicos sobre o uso de jogos na disciplina de Química, no Ensino Médio (EM). Sendo uma pesquisa do tipo Estado da Questão, foram mapeadas e selecionadas 26 dissertações, publicadas no período de 2013 a 2023, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), segundo: níveis de ensino e tipos de jogos usados. Dentre os resultados, verificamos uma prevalência de estudos focados no 1º ano do EM (50%), em detrimento de trabalhos realizados no 2º ano (7,7%). Acerca dos tipos mais comuns, destacaram-se, com aproximadamente 36% de recorrência cada, os jogos de cartas e os jogos digitais. Haja vista o potencial dos jogos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química, é fundamental que novos estudos tenham como enfoque os elementos ainda pouco explorados no campo investigativo, possibilitando assim que outros caminhos para a prática docente sejam desenvolvidos no âmbito das salas de aula da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13179_TB1971_04102023161726.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILANE MARIA DE OLIVEIRA VALENTIM" "autor_nome_curto" => "LEILANE" "autor_email" => "enaliela@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }