DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS ENTRE MENINOS E MENINAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100359 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7543 "inscrito_id" => 14987 "titulo" => "DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS ENTRE MENINOS E MENINAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "A presente revisão sistemática tem como objetivo analisar os artigos empíricos, a nível mundial, que discutem sobre as diferenças entre meninos e meninas no que tange às expressões comportamentais e emocionais. No primeiro momento, foram elegidos as pesquisas cujo título constava os descritores ‘early childhood education’ ou ‘daycare’ ou ‘early childhood’ acompanhados separadamente com o descritor ‘gender’. Em seguida, foram selecionados os artigos que tratavam diretamente a diferença nas expressões comportamentais e emocionais de meninos e meninas. O recorte temporal foi utilizado apenas para definir o ano final das buscas. Sendo assim, foram analisados os artigos publicados até o ano de 2020, os quais foram procurados nas bases de dados PubMed, SciELO, Periódicos CAPES e Web of Science. As análises foram submetidas às orientações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os resultados mostram que a temática é abordada a partir da perspectiva da neurociência. Apesar do esforço na atualidade de superar o determinismo biológico que atravessa os diferentes discursos, inclusive o científico, verifica-se que os estudos analisados, por vezes, são atravessados por tais concepções. Por fim, entende-se que a perspectiva de gênero, que compreende as diferenças entre meninas e meninos como construções sociais e históricas que reproduzem desigualdades, é desconsiderada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14987_TB7543_04102023220858.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA CHAVES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA CHAVES" "autor_email" => "chaveslivian@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100359 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7543 "inscrito_id" => 14987 "titulo" => "DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS ENTRE MENINOS E MENINAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "A presente revisão sistemática tem como objetivo analisar os artigos empíricos, a nível mundial, que discutem sobre as diferenças entre meninos e meninas no que tange às expressões comportamentais e emocionais. No primeiro momento, foram elegidos as pesquisas cujo título constava os descritores ‘early childhood education’ ou ‘daycare’ ou ‘early childhood’ acompanhados separadamente com o descritor ‘gender’. Em seguida, foram selecionados os artigos que tratavam diretamente a diferença nas expressões comportamentais e emocionais de meninos e meninas. O recorte temporal foi utilizado apenas para definir o ano final das buscas. Sendo assim, foram analisados os artigos publicados até o ano de 2020, os quais foram procurados nas bases de dados PubMed, SciELO, Periódicos CAPES e Web of Science. As análises foram submetidas às orientações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os resultados mostram que a temática é abordada a partir da perspectiva da neurociência. Apesar do esforço na atualidade de superar o determinismo biológico que atravessa os diferentes discursos, inclusive o científico, verifica-se que os estudos analisados, por vezes, são atravessados por tais concepções. Por fim, entende-se que a perspectiva de gênero, que compreende as diferenças entre meninas e meninos como construções sociais e históricas que reproduzem desigualdades, é desconsiderada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14987_TB7543_04102023220858.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA CHAVES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA CHAVES" "autor_email" => "chaveslivian@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }