CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NA PERMANÊNCIA ESCOLAR DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98848 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5546 "inscrito_id" => 20433 "titulo" => "CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NA PERMANÊNCIA ESCOLAR DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU" "resumo" => "A pandemia da Covid-19 está instaurada no mundo há um pouco mais de 2 anos. As consequências que esse vírus trouxe afetam várias áreas da sociedade incluindo a educação, que sofreu um grande impacto negativo nesse período e ainda está se recuperando dessa adversidade. Nesse sentido, este artigo objetiva elencar e classificar os principais fatores que podem influenciar na evasão, permanência e conclusão dos alunos dos cursos técnicos integrados de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, comparando os dados obtidos durante a pandemia (2020 e 2021) com os três últimos anos que a antecederam (2017, 2018 e 2019). Para isso, foi utilizado aprendizado de máquina, por meio da inteligência artificial, utilizando a linguagem de programação Python e suas bibliotecas. O levantamento da base de dados foi feito através de uma solicitação direta à secretaria acadêmica do IFRN Campus Ipanguaçu, indicando os filtros desejados para o artigo e que não constasse nenhuma informação pessoal dos alunos como nome e matrícula. Os resultados obtidos indicam que os previsores renda per capita, zona residencial e sexo obtiveram um aumento no ganho de informação durante a pandemia em relação aos anos anteriores analisados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20433_TB5546_04102023162740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIMAS LOPES DE ARAÚJO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "DIMAS" "autor_email" => "araujo.junior2030@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98848 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5546 "inscrito_id" => 20433 "titulo" => "CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NA PERMANÊNCIA ESCOLAR DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU" "resumo" => "A pandemia da Covid-19 está instaurada no mundo há um pouco mais de 2 anos. As consequências que esse vírus trouxe afetam várias áreas da sociedade incluindo a educação, que sofreu um grande impacto negativo nesse período e ainda está se recuperando dessa adversidade. Nesse sentido, este artigo objetiva elencar e classificar os principais fatores que podem influenciar na evasão, permanência e conclusão dos alunos dos cursos técnicos integrados de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, comparando os dados obtidos durante a pandemia (2020 e 2021) com os três últimos anos que a antecederam (2017, 2018 e 2019). Para isso, foi utilizado aprendizado de máquina, por meio da inteligência artificial, utilizando a linguagem de programação Python e suas bibliotecas. O levantamento da base de dados foi feito através de uma solicitação direta à secretaria acadêmica do IFRN Campus Ipanguaçu, indicando os filtros desejados para o artigo e que não constasse nenhuma informação pessoal dos alunos como nome e matrícula. Os resultados obtidos indicam que os previsores renda per capita, zona residencial e sexo obtiveram um aumento no ganho de informação durante a pandemia em relação aos anos anteriores analisados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20433_TB5546_04102023162740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIMAS LOPES DE ARAÚJO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "DIMAS" "autor_email" => "araujo.junior2030@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }