BRAATZ, Ketlin. Educação, filosofias das infâncias e neoliberalismo. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96988>. Acesso em: 22/11/2024 19:43
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado, da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a constituição das infâncias inseridas no contexto neoliberal, à luz da filosofia das infâncias. A pesquisa problematiza as infâncias delineadas, progressivamente, pelo pensamento neoliberal, com impactos também na educação. A pesquisa está situada no campo da Educação e segue os critérios de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa exploratória conceitual. A pesquisa centrou-se, também, na reflexão acerca da educação infantil, transitando pelo neoliberalismo e por filosofias das infâncias. Os principais autores utilizados são Kohan, Larrosa e Deleuze, que embasam as discussões sobre as infâncias. Foucault, Laval e Gadelha embasam as discussões sobre o neoliberalismo, educação e infâncias. A pesquisa visa contribuir com os estudos sobre as infâncias, filosofia das infâncias e o debate das infâncias frente ao neoliberalismo.