UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO TEODOLITO CASEIRO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95901 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1644 "inscrito_id" => 7446 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO TEODOLITO CASEIRO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência com a utilização de material concreto “Teodolito caseiro” nas aulas de trigonometria, bem como fazer algumas reflexões dessa prática enquanto proposta didático-pedagógica para o ensino de matemática, uma vez que essa experiência busca desnaturalizar a ideia de que a trigonometria é abstrata, algo de difícil compreensão e longe da realidade, mostrando as possibilidades de um trabalho por meio de situações-problema no cotidiano. A aula prática foi realizada sob a perspectiva de construção produtiva, bem como coletiva, transformando-a em uma ferramenta facilitadora para o ensino e a aprendizagem da matemática, diminuindo assim a distância entre a teoria ensinada na sala de aula e a sua utilização no cotidiano. A proposta foi aplicada com 24 alunos do 2º ano do curso técnico de nível médio na forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Humaitá, contendo aulas teóricas de revisão dos conceitos prévios, relacionados aos conteúdos de trigonometria, e aulas práticas envolvendo a confecção do teodolito caseiro, bem como o seu uso e a sua aplicabilidade no ensino de trigonometria. Após a aplicação da aula prática, foi possível verificar a motivação e o entusiasmo dos alunos com a nova metodologia aplicada, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos, principalmente com relação ao cálculo de distâncias inacessíveis, e o uso das razões trigonométricas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7446_TB1644_03052023221106.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ANDERSON DE MORAIS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZ ANDERSON" "autor_email" => "luiz.santos@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95901 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1644 "inscrito_id" => 7446 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO TEODOLITO CASEIRO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência com a utilização de material concreto “Teodolito caseiro” nas aulas de trigonometria, bem como fazer algumas reflexões dessa prática enquanto proposta didático-pedagógica para o ensino de matemática, uma vez que essa experiência busca desnaturalizar a ideia de que a trigonometria é abstrata, algo de difícil compreensão e longe da realidade, mostrando as possibilidades de um trabalho por meio de situações-problema no cotidiano. A aula prática foi realizada sob a perspectiva de construção produtiva, bem como coletiva, transformando-a em uma ferramenta facilitadora para o ensino e a aprendizagem da matemática, diminuindo assim a distância entre a teoria ensinada na sala de aula e a sua utilização no cotidiano. A proposta foi aplicada com 24 alunos do 2º ano do curso técnico de nível médio na forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Humaitá, contendo aulas teóricas de revisão dos conceitos prévios, relacionados aos conteúdos de trigonometria, e aulas práticas envolvendo a confecção do teodolito caseiro, bem como o seu uso e a sua aplicabilidade no ensino de trigonometria. Após a aplicação da aula prática, foi possível verificar a motivação e o entusiasmo dos alunos com a nova metodologia aplicada, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos, principalmente com relação ao cálculo de distâncias inacessíveis, e o uso das razões trigonométricas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7446_TB1644_03052023221106.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ANDERSON DE MORAIS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZ ANDERSON" "autor_email" => "luiz.santos@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }