A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA RECONTEXTUALIZAR AS CIÊNCIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO CONTINUADA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94664 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 2901 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA RECONTEXTUALIZAR AS CIÊNCIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "O mundo globalizado nos mostra a possibilidade de repensar as Ciências e desenvolver o conhecimento por meio de fronteiras cada vez mais porosas, propiciadas por artefatos analógicos e digitais. Os artefatos, quando combinados entre si, precisam estar em congruência com os processos de ensino e de aprendizagem para serem significativos. Assim, nos processos de ensino e de aprendizagem precisamos considerar o contexto das escolas, bem como a perspectiva cultural e histórica da comunidade. Logo, revivemos o passado, experimentamos o presente e prospectamos o futuro. A contação de histórias, elemento presente em todas as culturas e sociedades, pode se fazer presente em artefatos analógicos e digitais, o que permite transformar e (re)construir conhecimentos. O objetivo deste estudo consiste em compreender a construção do conhecimento pedagógico de professores em formação, a partir de práticas pedagógicas que contemplam a contação de histórias para língua portuguesa e matemática na educação básica. A abordagem deste estudo é mista. A qualitativa tem como procedimento técnico um Estudo de Caso e a observação direta dos acontecimentos que se efetivam na formação dos professores da Educação Básica da rede pública de ensino (anos iniciais), bem como a análise às atividades desenvolvidas pelos alunos, a qual é apoiada na análise de conteúdo. A abordagem quantitativa se ocupa das respostas das questões contidas nos pré e pós-testes que tiveram tratamento estatístico descritivo e inferencial. Dentre os resultados apresentados está a proposição de práticas pedagógicas que interconectam o conhecimento de senso comum e os científicos, a partir de contação de histórias e elaboração de material didático. Assim como, foram evidenciadas melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos, por meio dos pré e pós-testes. Destacamos a importância da interação entre Educação Básica e Pós-Graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581a0bcc287f_19122023105508.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2023-12-19 10:55:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER DE ABREU SILVA" "autor_nome_curto" => "ROGER ABREU" "autor_email" => "rogerabreumat@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94664 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 2901 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA RECONTEXTUALIZAR AS CIÊNCIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "O mundo globalizado nos mostra a possibilidade de repensar as Ciências e desenvolver o conhecimento por meio de fronteiras cada vez mais porosas, propiciadas por artefatos analógicos e digitais. Os artefatos, quando combinados entre si, precisam estar em congruência com os processos de ensino e de aprendizagem para serem significativos. Assim, nos processos de ensino e de aprendizagem precisamos considerar o contexto das escolas, bem como a perspectiva cultural e histórica da comunidade. Logo, revivemos o passado, experimentamos o presente e prospectamos o futuro. A contação de histórias, elemento presente em todas as culturas e sociedades, pode se fazer presente em artefatos analógicos e digitais, o que permite transformar e (re)construir conhecimentos. O objetivo deste estudo consiste em compreender a construção do conhecimento pedagógico de professores em formação, a partir de práticas pedagógicas que contemplam a contação de histórias para língua portuguesa e matemática na educação básica. A abordagem deste estudo é mista. A qualitativa tem como procedimento técnico um Estudo de Caso e a observação direta dos acontecimentos que se efetivam na formação dos professores da Educação Básica da rede pública de ensino (anos iniciais), bem como a análise às atividades desenvolvidas pelos alunos, a qual é apoiada na análise de conteúdo. A abordagem quantitativa se ocupa das respostas das questões contidas nos pré e pós-testes que tiveram tratamento estatístico descritivo e inferencial. Dentre os resultados apresentados está a proposição de práticas pedagógicas que interconectam o conhecimento de senso comum e os científicos, a partir de contação de histórias e elaboração de material didático. Assim como, foram evidenciadas melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos, por meio dos pré e pós-testes. Destacamos a importância da interação entre Educação Básica e Pós-Graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581a0bcc287f_19122023105508.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2023-12-19 10:55:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER DE ABREU SILVA" "autor_nome_curto" => "ROGER ABREU" "autor_email" => "rogerabreumat@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }