A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100998 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8633 "inscrito_id" => 22741 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA." "resumo" => "A presenta pesquisa tem o objetivo de problematizar os desafios do ensino de temas transversais na modalidade voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais especificadamente na disciplina de história. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta inúmeros desafios sobretudo quanto ao ensino de temais transversais os quais permeiam por questões, sociais, éticas e culturais podendo assim perpassar por inúmeras disciplinas, incluindo história a qual busca uma abordagem interdisciplinar com o objetivo é promover a formação integral do estudante. Nessa perspectiva, faz mister salientar alguns desafios enfrentados pelos docentes e discentes na prática do ensino dos temas transversais da disciplina de história como o a ausência de acesso a informação uma vez que o docente deve encontrar meios que viabilizem a todos os alunos o acesso as informações discutidas em aula. Além do mais, a dificuldade de integrar no currículo da disciplina de história os temas escolhidos para promover analises que liguem pontos históricos com questões contemporâneas. Outrossim, a discussão de temas sensíveis exige que o docente possuía uma formação continua acerca dessas temáticas a qual viabilize tal mediação. Dessa forma, para a construção desse trabalho utilizaremos o trabalho de SILVA (2022) e FERREIRA (2022) intitulado Ressignificação do Ensino de História na EJA: guia de práticas docentes formação integral humana o qual busca articular os conteúdos programáticos da disciplina de história com questões relacionadas ao mundo do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22741_TB8633_10122023201303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELY KESIA DE OLIVEIRA LOA" "autor_nome_curto" => "Gabriely Késia" "autor_email" => "kesiagabrielly17@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100998 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8633 "inscrito_id" => 22741 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA." "resumo" => "A presenta pesquisa tem o objetivo de problematizar os desafios do ensino de temas transversais na modalidade voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais especificadamente na disciplina de história. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta inúmeros desafios sobretudo quanto ao ensino de temais transversais os quais permeiam por questões, sociais, éticas e culturais podendo assim perpassar por inúmeras disciplinas, incluindo história a qual busca uma abordagem interdisciplinar com o objetivo é promover a formação integral do estudante. Nessa perspectiva, faz mister salientar alguns desafios enfrentados pelos docentes e discentes na prática do ensino dos temas transversais da disciplina de história como o a ausência de acesso a informação uma vez que o docente deve encontrar meios que viabilizem a todos os alunos o acesso as informações discutidas em aula. Além do mais, a dificuldade de integrar no currículo da disciplina de história os temas escolhidos para promover analises que liguem pontos históricos com questões contemporâneas. Outrossim, a discussão de temas sensíveis exige que o docente possuía uma formação continua acerca dessas temáticas a qual viabilize tal mediação. Dessa forma, para a construção desse trabalho utilizaremos o trabalho de SILVA (2022) e FERREIRA (2022) intitulado Ressignificação do Ensino de História na EJA: guia de práticas docentes formação integral humana o qual busca articular os conteúdos programáticos da disciplina de história com questões relacionadas ao mundo do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22741_TB8633_10122023201303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELY KESIA DE OLIVEIRA LOA" "autor_nome_curto" => "Gabriely Késia" "autor_email" => "kesiagabrielly17@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }