A aquisição da leitura não é vista como um processo natural do ser humano. A alfabetização requer um esforço cognitivo, exigindo funções nervosas, tais como memória atenção, motivação, emoção e funções executivas. A neurociência torna-se fundamental nesse olhar para alfabetização já que propõe uma maior compreensão de como nosso cérebro se desenvolve, o que influencia as funções de aprendizagem. Com isso a função do professor, como mediador do conhecimento, deve ser a de incentivar e estimular a criança ao mundo letrado e a leitura para uma aprendizagem significativa, interesse pela leitura e desenvolvimento da alfabetização nos seis primeiros anos de vida da criança. De enfoque teórico, o presente trabalho tem como objetivo compreender, investigar e analisar a relação entre a alfabetização e letramento e a neurociência durante a primeira infância, buscando responder como a neurociência contribui no processo de alfabetização letramento na etapa da Educação infantil. Assim a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa o levantamento de dados se dará através de revisão bibliográfica conduzida por autores das áreas de educação e neurociência, assim como nas legislações públicas que visam garantir os direitos das crianças. Esperando contribuir para reflexões voltadas a aprendizagens significativas de alfabetização e letramento sem deixar o lúdico de lado.