CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99140 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5919 "inscrito_id" => 20037 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "A aquisição da leitura não é vista como um processo natural do ser humano. A alfabetização requer um esforço cognitivo, exigindo funções nervosas, tais como memória atenção, motivação, emoção e funções executivas. A neurociência torna-se fundamental nesse olhar para alfabetização já que propõe uma maior compreensão de como nosso cérebro se desenvolve, o que influencia as funções de aprendizagem. Com isso a função do professor, como mediador do conhecimento, deve ser a de incentivar e estimular a criança ao mundo letrado e a leitura para uma aprendizagem significativa, interesse pela leitura e desenvolvimento da alfabetização nos seis primeiros anos de vida da criança. De enfoque teórico, o presente trabalho tem como objetivo compreender, investigar e analisar a relação entre a alfabetização e letramento e a neurociência durante a primeira infância, buscando responder como a neurociência contribui no processo de alfabetização letramento na etapa da Educação infantil. Assim a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa o levantamento de dados se dará através de revisão bibliográfica conduzida por autores das áreas de educação e neurociência, assim como nas legislações públicas que visam garantir os direitos das crianças. Esperando contribuir para reflexões voltadas a aprendizagens significativas de alfabetização e letramento sem deixar o lúdico de lado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20037_TB5919_09092023170703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA LIMA DOS SANTOS DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "Rafaela Lima" "autor_email" => "rafaelalima@ymail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99140 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5919 "inscrito_id" => 20037 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "A aquisição da leitura não é vista como um processo natural do ser humano. A alfabetização requer um esforço cognitivo, exigindo funções nervosas, tais como memória atenção, motivação, emoção e funções executivas. A neurociência torna-se fundamental nesse olhar para alfabetização já que propõe uma maior compreensão de como nosso cérebro se desenvolve, o que influencia as funções de aprendizagem. Com isso a função do professor, como mediador do conhecimento, deve ser a de incentivar e estimular a criança ao mundo letrado e a leitura para uma aprendizagem significativa, interesse pela leitura e desenvolvimento da alfabetização nos seis primeiros anos de vida da criança. De enfoque teórico, o presente trabalho tem como objetivo compreender, investigar e analisar a relação entre a alfabetização e letramento e a neurociência durante a primeira infância, buscando responder como a neurociência contribui no processo de alfabetização letramento na etapa da Educação infantil. Assim a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa o levantamento de dados se dará através de revisão bibliográfica conduzida por autores das áreas de educação e neurociência, assim como nas legislações públicas que visam garantir os direitos das crianças. Esperando contribuir para reflexões voltadas a aprendizagens significativas de alfabetização e letramento sem deixar o lúdico de lado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20037_TB5919_09092023170703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA LIMA DOS SANTOS DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "Rafaela Lima" "autor_email" => "rafaelalima@ymail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }