EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NO COMBATE À POLUIÇÃO PLÁSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99731 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6695 "inscrito_id" => 15918 "titulo" => "EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NO COMBATE À POLUIÇÃO PLÁSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Possibilitar reflexão de atitudes e hábitos que busquem soluções para problemas ambientais é propósito tanto do Dia Mundial do Meio Ambiente quanto do empreendedorismo sustentável. Em 2023 a ONU chamou atenção para o combate à poluição plástica, por ser a maior parcela de lixo no planeta e provocar diversos problemas. Dessa forma, há um crescente interesse das empresas em adotar medidas sustentáveis para minimizar a problemática. Esta temática deve ser trabalhada já no ensino fundamental, uma vez que a consciência sustentável se desenvolverá mais rápido ao longo dos anos. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental (6-9ªano) acerca de soluções para a problemática do plástico na perspectiva do empreendedorismo sustentável. Sendo realizado por meio de uma sequência didática desenvolvida em maio/junho de 2023 com estudantes da disciplina de empreendedorismo em uma escola da rede privada de João Pessoa – PB. Contemplando 3 etapas consecutivas: problemática do plástico; confecção e exposição de um mural temático; criação de empresas sustentáveis. Como resultados temos a participação ativa de 74% (91) dos estudantes matriculados. A etapa 1 ocorreu na forma de aula teórica expositiva; a etapa 2 ocorre na forma de exposição de lixos plásticos trazidos pelos alunos e confecção de cartazes e miniaturas de planetas poluídos; a etapa 3 ocorreu por meio de criação em grupo de empresas sustentáveis. Um total de 16 empresas fictícias foram criadas, exemplos: “Bioplas” e “Plasticos-Center”. “Produtos e Serviços” que se destacaram: comercialização de plásticos recicláveis (32%) e produção de plásticos biodegradáveis (25%). “Responsabilidades Sustentáveis” que se destacaram: reduzir, reciclar e reutilizar plásticos (81%) e divulgar soluções sustentáveis para o plástico (31%). Conclui-se que os alunos desenvolveram uma percepção significativa e relevante acerca da problemática da poluição plástica na óptica do empreendedorismo sustentável incorporado na criação das empresas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15918_TB6695_20062023205837.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDALIO AMARANTO" "autor_nome_curto" => "IDALIO AMARANTO" "autor_email" => "idalio.amaranto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99731 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6695 "inscrito_id" => 15918 "titulo" => "EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NO COMBATE À POLUIÇÃO PLÁSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Possibilitar reflexão de atitudes e hábitos que busquem soluções para problemas ambientais é propósito tanto do Dia Mundial do Meio Ambiente quanto do empreendedorismo sustentável. Em 2023 a ONU chamou atenção para o combate à poluição plástica, por ser a maior parcela de lixo no planeta e provocar diversos problemas. Dessa forma, há um crescente interesse das empresas em adotar medidas sustentáveis para minimizar a problemática. Esta temática deve ser trabalhada já no ensino fundamental, uma vez que a consciência sustentável se desenvolverá mais rápido ao longo dos anos. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental (6-9ªano) acerca de soluções para a problemática do plástico na perspectiva do empreendedorismo sustentável. Sendo realizado por meio de uma sequência didática desenvolvida em maio/junho de 2023 com estudantes da disciplina de empreendedorismo em uma escola da rede privada de João Pessoa – PB. Contemplando 3 etapas consecutivas: problemática do plástico; confecção e exposição de um mural temático; criação de empresas sustentáveis. Como resultados temos a participação ativa de 74% (91) dos estudantes matriculados. A etapa 1 ocorreu na forma de aula teórica expositiva; a etapa 2 ocorre na forma de exposição de lixos plásticos trazidos pelos alunos e confecção de cartazes e miniaturas de planetas poluídos; a etapa 3 ocorreu por meio de criação em grupo de empresas sustentáveis. Um total de 16 empresas fictícias foram criadas, exemplos: “Bioplas” e “Plasticos-Center”. “Produtos e Serviços” que se destacaram: comercialização de plásticos recicláveis (32%) e produção de plásticos biodegradáveis (25%). “Responsabilidades Sustentáveis” que se destacaram: reduzir, reciclar e reutilizar plásticos (81%) e divulgar soluções sustentáveis para o plástico (31%). Conclui-se que os alunos desenvolveram uma percepção significativa e relevante acerca da problemática da poluição plástica na óptica do empreendedorismo sustentável incorporado na criação das empresas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15918_TB6695_20062023205837.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDALIO AMARANTO" "autor_nome_curto" => "IDALIO AMARANTO" "autor_email" => "idalio.amaranto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }