O USO DA SÉRIE FRIENDS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95614 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1280 "inscrito_id" => 9909 "titulo" => "O USO DA SÉRIE FRIENDS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "As aulas de inglês como língua estrangeira são comumente resumidas em um ensino/aprendizagem tradicional, ao qual se baseia no desenvolvimento da tradução entre línguas e exercício da gramática. Esta metodologia pode ser um impasse quando levado em consideração a dificuldade enfrentada pelos alunos ao se comunicar em situações reais (Larsen-Freeman; Anderson, 2011). Partindo de uma abordagem comunicativa, um meio viável para evitar o problema é a utilização de filmes e séries (Bateman, 2013). Assim, no intuito de trazer inovações didáticas e tecnológicas ao ensino do inglês, o presente trabalho buscou investigar os efeitos do uso da série Friends como recurso didático à aprendizagem e ao desenvolvimento comunicativo. A pesquisa se justifica na tentativa de superação do desinteresse e desmotivação dos alunos, aos quais se identificam e se sentem mais motivados com atividades voltadas ao audiovisual (Pujadas; Muñoz, 2017). Como fundamento teórico, o artigo sustentou a proposta nas ideias de Larsen-Freeman e Anderson (2011), Bateman (2013), Pujadas e Muñoz (2017), Webb e Rodgers (2009), além de artigos científicos que abordam a temática. O método escolhido foi a pesquisa de caráter qualitativo (Gil, 2002) junto à investigação exploratória, se estendendo a entrevistas com 3 (três) discentes do curso de Letras-Inglês da UFERSA. Como resultado, o estudo mostrou benefícios à aprendizagem dos entrevistados, proporcionando um ensino prazeroso e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9909_TB1280_13112023111031.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA LAURA MARIANO CARLOS" "autor_nome_curto" => "ANNA LAURA" "autor_email" => "annalauracarlos5@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95614 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1280 "inscrito_id" => 9909 "titulo" => "O USO DA SÉRIE FRIENDS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "As aulas de inglês como língua estrangeira são comumente resumidas em um ensino/aprendizagem tradicional, ao qual se baseia no desenvolvimento da tradução entre línguas e exercício da gramática. Esta metodologia pode ser um impasse quando levado em consideração a dificuldade enfrentada pelos alunos ao se comunicar em situações reais (Larsen-Freeman; Anderson, 2011). Partindo de uma abordagem comunicativa, um meio viável para evitar o problema é a utilização de filmes e séries (Bateman, 2013). Assim, no intuito de trazer inovações didáticas e tecnológicas ao ensino do inglês, o presente trabalho buscou investigar os efeitos do uso da série Friends como recurso didático à aprendizagem e ao desenvolvimento comunicativo. A pesquisa se justifica na tentativa de superação do desinteresse e desmotivação dos alunos, aos quais se identificam e se sentem mais motivados com atividades voltadas ao audiovisual (Pujadas; Muñoz, 2017). Como fundamento teórico, o artigo sustentou a proposta nas ideias de Larsen-Freeman e Anderson (2011), Bateman (2013), Pujadas e Muñoz (2017), Webb e Rodgers (2009), além de artigos científicos que abordam a temática. O método escolhido foi a pesquisa de caráter qualitativo (Gil, 2002) junto à investigação exploratória, se estendendo a entrevistas com 3 (três) discentes do curso de Letras-Inglês da UFERSA. Como resultado, o estudo mostrou benefícios à aprendizagem dos entrevistados, proporcionando um ensino prazeroso e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9909_TB1280_13112023111031.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA LAURA MARIANO CARLOS" "autor_nome_curto" => "ANNA LAURA" "autor_email" => "annalauracarlos5@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }