ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DAS TDIC: HUMANIZAÇÃO OU DESUMANIZAÇÃO EM TEMPOS PÓS-PANDÊMICO?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96012 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1790 "inscrito_id" => 7227 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DAS TDIC: HUMANIZAÇÃO OU DESUMANIZAÇÃO EM TEMPOS PÓS-PANDÊMICO?" "resumo" => "O mundo vivenciou recentemente uma pandemia que modificou as formas de se relacionar devido ao isolamento a que fomos todos submetidos. A relação professor-aluno também sofreu, pois abruptamente passamos do ensino presencial para o ensino remoto, tendo que nos adaptarmos ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com foco no ensino- aprendizagem. Ao retornarmos ao formato presencial, as TDIC permaneceram como recursos para o aprendizado da disciplina de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande, promovendo assim um ensino híbrido ou blended learning. Com essa nova forma de educação, surgem também inquietações e anseios sobre o uso das TDIC servirem exclusivamente para instrumentalizar os estudantes, deixando à parte seu aspecto afetivo e emocional. Isso posto, este trabalho apresenta uma pesquisa-ação que analisou a metodologia híbrida usada com os primeiros anos do Ensino Médio Integrado a fim de respondermos de que forma as TDIC podem ser usadas para humanizar, já que a educação que se pretende é aquela freiriana que emancipa e humaniza. A partir dos resultados pudemos reformular as atividades postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moodle, que foi a principal ferramenta usada para o ensino híbrido nas aulas de LI. Depois de analisarmos as tarefas online, sugerimos formas de aprimorar as atividades, transformando-as em recursos mais humanizadores, levando em consideração as subjetividades dos estudantes para ocuparem diferentes espaços da sociedade, pois serão jovens que poderão transformar realidades positivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7227_TB1790_24102023181842.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA HAX DURO ROSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.rosa@riogrande.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96012 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1790 "inscrito_id" => 7227 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DAS TDIC: HUMANIZAÇÃO OU DESUMANIZAÇÃO EM TEMPOS PÓS-PANDÊMICO?" "resumo" => "O mundo vivenciou recentemente uma pandemia que modificou as formas de se relacionar devido ao isolamento a que fomos todos submetidos. A relação professor-aluno também sofreu, pois abruptamente passamos do ensino presencial para o ensino remoto, tendo que nos adaptarmos ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com foco no ensino- aprendizagem. Ao retornarmos ao formato presencial, as TDIC permaneceram como recursos para o aprendizado da disciplina de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande, promovendo assim um ensino híbrido ou blended learning. Com essa nova forma de educação, surgem também inquietações e anseios sobre o uso das TDIC servirem exclusivamente para instrumentalizar os estudantes, deixando à parte seu aspecto afetivo e emocional. Isso posto, este trabalho apresenta uma pesquisa-ação que analisou a metodologia híbrida usada com os primeiros anos do Ensino Médio Integrado a fim de respondermos de que forma as TDIC podem ser usadas para humanizar, já que a educação que se pretende é aquela freiriana que emancipa e humaniza. A partir dos resultados pudemos reformular as atividades postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moodle, que foi a principal ferramenta usada para o ensino híbrido nas aulas de LI. Depois de analisarmos as tarefas online, sugerimos formas de aprimorar as atividades, transformando-as em recursos mais humanizadores, levando em consideração as subjetividades dos estudantes para ocuparem diferentes espaços da sociedade, pois serão jovens que poderão transformar realidades positivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7227_TB1790_24102023181842.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA HAX DURO ROSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.rosa@riogrande.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }