Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTILO DE APRENDIZAGEM ESTUDANTIL NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

ISSN: 2358-8829 O ESTILO DE APRENDIZAGEM ESTUDANTIL NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Dra. Glória Aparecida Oliveira 1 Dra. Ana Cabanas 2 RESUMO Cada aluno aprende de modo diferente e o professor precisa conhecer os métodos de aprendizagem estudantil e valorizar a unicidade para mantê-lo como protagonista do processo. Por isso, o objetivo deste estudo foi conhecer o estilo de aprendizagem estudantil no Curso Técnico de Enfermagem em um Centro Educacional da cidade de São José dos Campos-SP. Com isso, a metodologia foi mista com paradigma qualiquantitativo desde o método de abordagem hipotético-dedutivo com procedimentos estruturalista e funcionalista. A população total foi de 70 discentes do Curso Técnico de Enfermagem. Para a coleta de dados, aplicou-se o Questionário Honey & Alonso de Estilo de Aprendizagem, composto por 80 questões, que caracteriza quatro estilos: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Assim, os resultados indicaram que a maioria dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem, objeto de estudo, apresenta tendência do estilo de aprendizagem reflexivo (47,7%) e teórico (35,4%). O estilo reflexivo requer um processo complexo que engloba fatores como raciocínio, disponibilidade emocional, apoios cognitivos e emocionais necessário no profissional de enfermagem que precisa observar antes de tomar decisões para realizar cuidados efetivos e seguros aos pacientes. Enquanto o estilo teórico auxilia na integração da informação clínica, nas habilidades técnicas, na relação com o paciente e na capacidade de resposta ante as situações clínicas estressantes. Em geral, conclui-se que o corpo docente precisa conhecer e valorizar o estilo de aprendizagem estudantil para que o processo seja prazeroso e exitoso. Quando o aluno encontra sentido no que o professor aplica, apropria-se do saber. Por isso, o foco não deve ser nos recursos e nas práticas didático-pedagógicas, mas sim, na maneira como o aluno aprende.

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