O PLANTÃO PSICOLÓGICO E A ADOLESCÊNCIA: A ESCUTA NO CONTEXTO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97589 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3909 "inscrito_id" => 14603 "titulo" => "O PLANTÃO PSICOLÓGICO E A ADOLESCÊNCIA: A ESCUTA NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Além da transmissão dos conhecimentos da educação formal, a escola também é responsável por oferecer suporte emocional aos estudantes que a compõem, especialmente durante a adolescência. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a adolescência compreende o estágio de desenvolvimento entre 12 a 18 anos de idade. Esse período, marcado pela transição entre a infância e a vida adulta, apresenta mudanças fisiológicas vivenciadas no corpo, além do enfrentamento a questões como a descoberta do eu, a necessidade de pertencimento a um grupo, o despertar da sexualidade e a separação simbólica do Outro parental. Para muitos, a passagem da adolescência demandará o manejo com a realidade socioeconômica e com inúmeras situações de abandono e violências, por vezes desencadeadoras de sofrimento psíquico. Assim, o plantão psicológico apresenta-se como serviço de acolhimento psicológico para atender a demandas imediatas e emergenciais de sofrimento psíquico. O presente artigo relata a experiência do plantão psicológico vivenciada em uma escola estadual de ensino integral no município de Campina Grande - PB, durante os meses de agosto a dezembro de 2022, como parte do projeto de extensão universitária da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. O público contemplado são adolescentes matriculados no ensino médio com idades entre 15 e 17 anos. Utilizando a abordagem psicanalítica para análise e interpretação dos dados, foi observada a importância do plantão psicológico para a comunidade escolar, possibilitando um espaço de escuta qualificada para as demandas subjetivas enfrentadas pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14603_TB3909_10122023235829.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE RODRIGUES BESSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE BESSA" "autor_email" => "isabellebessa42@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97589 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3909 "inscrito_id" => 14603 "titulo" => "O PLANTÃO PSICOLÓGICO E A ADOLESCÊNCIA: A ESCUTA NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Além da transmissão dos conhecimentos da educação formal, a escola também é responsável por oferecer suporte emocional aos estudantes que a compõem, especialmente durante a adolescência. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a adolescência compreende o estágio de desenvolvimento entre 12 a 18 anos de idade. Esse período, marcado pela transição entre a infância e a vida adulta, apresenta mudanças fisiológicas vivenciadas no corpo, além do enfrentamento a questões como a descoberta do eu, a necessidade de pertencimento a um grupo, o despertar da sexualidade e a separação simbólica do Outro parental. Para muitos, a passagem da adolescência demandará o manejo com a realidade socioeconômica e com inúmeras situações de abandono e violências, por vezes desencadeadoras de sofrimento psíquico. Assim, o plantão psicológico apresenta-se como serviço de acolhimento psicológico para atender a demandas imediatas e emergenciais de sofrimento psíquico. O presente artigo relata a experiência do plantão psicológico vivenciada em uma escola estadual de ensino integral no município de Campina Grande - PB, durante os meses de agosto a dezembro de 2022, como parte do projeto de extensão universitária da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. O público contemplado são adolescentes matriculados no ensino médio com idades entre 15 e 17 anos. Utilizando a abordagem psicanalítica para análise e interpretação dos dados, foi observada a importância do plantão psicológico para a comunidade escolar, possibilitando um espaço de escuta qualificada para as demandas subjetivas enfrentadas pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14603_TB3909_10122023235829.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE RODRIGUES BESSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE BESSA" "autor_email" => "isabellebessa42@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }