AS DIFERENTES ABORDAGENS DO TEMA SOLUÇÃO TAMPÃO: A WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE ENSINO POR PESQUISA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97916 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4355 "inscrito_id" => 12763 "titulo" => "AS DIFERENTES ABORDAGENS DO TEMA SOLUÇÃO TAMPÃO: A WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE ENSINO POR PESQUISA" "resumo" => "Para promover a autonomia investigativa no discente e docente, o ensino pela pesquisa, exclusivo do contexto educacional, propõe envolver esses atores sociais em uma aprendizagem significativa através do questionamento reconstrutivo. Desse modo, a WebQuest apresenta-se como uma ferramenta válida, pois, é um instrumento online criado para efetivação de um projeto de pesquisa baseado em uma atividade provocativa dada aos estudantes. Este trabalho relata a produção de três WebQuests desenvolvidas na disciplina de Práticas). Nessa perspectiva, as propostas pedagógicas propuseram evidenciar diferentes e Didáticas em Ensino de Ciências/Biologia, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB abordagens do tema Solução-tampão em um roteiro de pesquisa orientado sobre o assunto para turmas da educação básica. Assim, a presente pesquisa qualitativa foi elaborada com base no aporte teórico-metodológico de Bacich (2020) que orientou a construção do ambiente virtual em etapas sistematizadas. Somado a isto, utilizou-se a plataforma Google sites para gerar o layout do espaço virtual e adicionar as situações educativas que foram planejadas pelas pós-graduandas. Diante disso, obteve-se como resultados a síntese de situações articuladas com eixos temáticos relacionados às áreas de saúde humana e ecologia, contemplando diversas competências. Por fim, concluiu-se que a WebQuest é uma estratégia promissora, porque, abarca os passos heurísticos da pesquisa inerentes ao processo de ensino-aprendizagem proposto pelo ensino reconstrutivista." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12763_TB4355_15062023211930.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HORTÊNCIA CHAVES" "autor_nome_curto" => "Hortência Chave" "autor_email" => "hortenciag94@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97916 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4355 "inscrito_id" => 12763 "titulo" => "AS DIFERENTES ABORDAGENS DO TEMA SOLUÇÃO TAMPÃO: A WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE ENSINO POR PESQUISA" "resumo" => "Para promover a autonomia investigativa no discente e docente, o ensino pela pesquisa, exclusivo do contexto educacional, propõe envolver esses atores sociais em uma aprendizagem significativa através do questionamento reconstrutivo. Desse modo, a WebQuest apresenta-se como uma ferramenta válida, pois, é um instrumento online criado para efetivação de um projeto de pesquisa baseado em uma atividade provocativa dada aos estudantes. Este trabalho relata a produção de três WebQuests desenvolvidas na disciplina de Práticas). Nessa perspectiva, as propostas pedagógicas propuseram evidenciar diferentes e Didáticas em Ensino de Ciências/Biologia, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB abordagens do tema Solução-tampão em um roteiro de pesquisa orientado sobre o assunto para turmas da educação básica. Assim, a presente pesquisa qualitativa foi elaborada com base no aporte teórico-metodológico de Bacich (2020) que orientou a construção do ambiente virtual em etapas sistematizadas. Somado a isto, utilizou-se a plataforma Google sites para gerar o layout do espaço virtual e adicionar as situações educativas que foram planejadas pelas pós-graduandas. Diante disso, obteve-se como resultados a síntese de situações articuladas com eixos temáticos relacionados às áreas de saúde humana e ecologia, contemplando diversas competências. Por fim, concluiu-se que a WebQuest é uma estratégia promissora, porque, abarca os passos heurísticos da pesquisa inerentes ao processo de ensino-aprendizagem proposto pelo ensino reconstrutivista." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12763_TB4355_15062023211930.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HORTÊNCIA CHAVES" "autor_nome_curto" => "Hortência Chave" "autor_email" => "hortenciag94@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }