O USO DO JOGO DIDÁTICO LUDO QUÍMICO COMO AUXILIO PARA O ENSINO BÁSICO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97800 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4207 "inscrito_id" => 18727 "titulo" => "O USO DO JOGO DIDÁTICO LUDO QUÍMICO COMO AUXILIO PARA O ENSINO BÁSICO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS" "resumo" => "Compreender os conteúdos de química, para os alunos do ensino básico, vem tornando-se um desafio comum. A busca por estratégias e novas metodologias para auxiliar na aprendizagem de conceitos químicos, por parte dos discentes, atraem e estimulam os mesmos em seu processo de construção do conhecimento. Os jogos, considerados atividades lúdicas, são elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, pois induz o discente ao raciocínio, reflexão, trabalho em equipe e a interação com o professor, facilitando o aprendizado de conceitos. Portanto, pretende-se com este trabalho promover e avaliar o efeito do jogo didático ludo químico como estratégia para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos, definindo os parâmetros de aproveitamento de cada aluno com a nova dinâmica utilizada, possibilitando a avaliação desse recurso como uma ferramenta metodológica. Será realizada uma pesquisa de caráter quanti-qualitativa, por meio da aplicação e avaliação do jogo didático em uma escola de ensino básico, localizada no município de Imperatriz-MA. Após a aplicação do jogo em sala de aula, a avaliação será realizada pelos discentes que participarão da pesquisa, através de um questionário estruturado aplicado com questões simples sobre a utilização deste jogo como auxilio em seu processo de aprendizagem. Desse modo, os materiais utilizados durantes a pesquisa serão disponibilizados na produção final deste trabalho e para à escola, com finalidade de, posterior aplicação em suas atividades curriculares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18727_TB4207_17112023101302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEMUEL SILVA FRANCA" "autor_nome_curto" => "KEMUEL FRANÇA" "autor_email" => "kemuelsilvafranca@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97800 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4207 "inscrito_id" => 18727 "titulo" => "O USO DO JOGO DIDÁTICO LUDO QUÍMICO COMO AUXILIO PARA O ENSINO BÁSICO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS" "resumo" => "Compreender os conteúdos de química, para os alunos do ensino básico, vem tornando-se um desafio comum. A busca por estratégias e novas metodologias para auxiliar na aprendizagem de conceitos químicos, por parte dos discentes, atraem e estimulam os mesmos em seu processo de construção do conhecimento. Os jogos, considerados atividades lúdicas, são elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, pois induz o discente ao raciocínio, reflexão, trabalho em equipe e a interação com o professor, facilitando o aprendizado de conceitos. Portanto, pretende-se com este trabalho promover e avaliar o efeito do jogo didático ludo químico como estratégia para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos, definindo os parâmetros de aproveitamento de cada aluno com a nova dinâmica utilizada, possibilitando a avaliação desse recurso como uma ferramenta metodológica. Será realizada uma pesquisa de caráter quanti-qualitativa, por meio da aplicação e avaliação do jogo didático em uma escola de ensino básico, localizada no município de Imperatriz-MA. Após a aplicação do jogo em sala de aula, a avaliação será realizada pelos discentes que participarão da pesquisa, através de um questionário estruturado aplicado com questões simples sobre a utilização deste jogo como auxilio em seu processo de aprendizagem. Desse modo, os materiais utilizados durantes a pesquisa serão disponibilizados na produção final deste trabalho e para à escola, com finalidade de, posterior aplicação em suas atividades curriculares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18727_TB4207_17112023101302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEMUEL SILVA FRANCA" "autor_nome_curto" => "KEMUEL FRANÇA" "autor_email" => "kemuelsilvafranca@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }