NA TRILHA: UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR PELA LINHA FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99020 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5766 "inscrito_id" => 10865 "titulo" => "NA TRILHA: UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR PELA LINHA FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência com sequências didáticas interdisciplinares nos 4° e 5° anos dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Paudalho - PE. Onde envolve os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com o objetivo de explorar a história da linha ferroviária do município de Paudalho - PE e proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa. Através dessa abordagem interdisciplinar, os estudantes são convidados a mergulhar na história da linha ferroviária, compreendendo sua importância para o desenvolvimento da região e explorando as transformações sociais e econômicas que ocorreram ao seu redor. Além disso, a sequência didática promove a integração de conceitos matemáticos, como cálculos de distância, tempo, velocidade e estatísticas, relacionados ao contexto ferroviário. Os alunos são desafiados a resolver problemas práticos que exigem o uso desses conhecimentos, proporcionando uma conexão direta entre o componente curricular de Matemática e a realidade da linha ferroviária. No âmbito da Língua Portuguesa, a sequência didática estimula a leitura, a escrita e a expressão oral, com atividades que envolvem a análise de textos históricos, a produção de relatos e a realização de debates sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio ferroviário. Dessa forma, a proposta interdisciplinar busca despertar nos alunos dos anos iniciais o sentimento de pertencimento, incentivando-os a conhecerem, valorizarem e preservarem a história do município. Segundo MORIN (2017), a interdisciplinaridade ajuda os estudantes a desenvolverem uma compreensão mais ampla e contextualizada do mundo, fortalecendo sua capacidade de lidar com a complexidade, a incerteza e os desafios globais. Através dessa jornada de aprendizado, os estudantes desenvolvem habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo sua identidade como cidadãos conscientes e engajados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10865_TB5766_04102023091754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANÚBIA CHARLENE DA SILVA PONTES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DANÚBIA PONTES" "autor_email" => "danubia.pontes@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99020 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5766 "inscrito_id" => 10865 "titulo" => "NA TRILHA: UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR PELA LINHA FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência com sequências didáticas interdisciplinares nos 4° e 5° anos dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Paudalho - PE. Onde envolve os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com o objetivo de explorar a história da linha ferroviária do município de Paudalho - PE e proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa. Através dessa abordagem interdisciplinar, os estudantes são convidados a mergulhar na história da linha ferroviária, compreendendo sua importância para o desenvolvimento da região e explorando as transformações sociais e econômicas que ocorreram ao seu redor. Além disso, a sequência didática promove a integração de conceitos matemáticos, como cálculos de distância, tempo, velocidade e estatísticas, relacionados ao contexto ferroviário. Os alunos são desafiados a resolver problemas práticos que exigem o uso desses conhecimentos, proporcionando uma conexão direta entre o componente curricular de Matemática e a realidade da linha ferroviária. No âmbito da Língua Portuguesa, a sequência didática estimula a leitura, a escrita e a expressão oral, com atividades que envolvem a análise de textos históricos, a produção de relatos e a realização de debates sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio ferroviário. Dessa forma, a proposta interdisciplinar busca despertar nos alunos dos anos iniciais o sentimento de pertencimento, incentivando-os a conhecerem, valorizarem e preservarem a história do município. Segundo MORIN (2017), a interdisciplinaridade ajuda os estudantes a desenvolverem uma compreensão mais ampla e contextualizada do mundo, fortalecendo sua capacidade de lidar com a complexidade, a incerteza e os desafios globais. Através dessa jornada de aprendizado, os estudantes desenvolvem habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo sua identidade como cidadãos conscientes e engajados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10865_TB5766_04102023091754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANÚBIA CHARLENE DA SILVA PONTES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DANÚBIA PONTES" "autor_email" => "danubia.pontes@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }