LIVRO DIDÁTICO E TIC’S NO ENSINO REMOTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 (2021)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96670 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2681 "inscrito_id" => 12326 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E TIC’S NO ENSINO REMOTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 (2021)" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo levantar a problemática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e dos livros didáticos, enquanto ferramentas de ensino, e sua relação com as desigualdades sociais no sistema educacional brasileiro nos anos de , 2020 e 2021. Ao longo desses anos, presenciamos o surgimento e eclosão dos casos de Coronavírus em todo o território nacional barsileiro, bem como a instalação do ensino remoto devido ao isolamento social. Para tanto, demonstraremos, através de revisão bibliográfica de pesquisas quanti e qualitativas em artigos publicados entre 2009 e 2020, como a pandemia promoveu um aumento do uso das TICs, de modo que nas pesquisas realizadas por OLIVEIRA & JUNIOR (2020) e por DUARTE & HYPÓLITO (2020) cerca de 84,3% dos professores respondentes encontravam-se, no mês de junho, desenvolvendo as atividades de ensino de forma não presencial, ou em suas casas ou nas dependências das escolas. Em contrapartida, 15,7% não desenvolviam atividades remotas. Dessa forma, as condições de acesso a essas TIC’s não são homogêneas aos discentes do ensino básico, de modo que o livro didático (LD) ainda se configura como uma ferramenta pedagógica de ensino muito importante para o processo formativo desses jovens. Concluímos que, tanto as TIC’s quanto os livros didáticos se apresentam, no corpus analisado, como uma manifestação do processo de ensinagem descrito por Anastasiou (2003)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12326_TB2681_11052023152731.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ SOARES FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.soares@urca.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96670 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2681 "inscrito_id" => 12326 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E TIC’S NO ENSINO REMOTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 (2021)" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo levantar a problemática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e dos livros didáticos, enquanto ferramentas de ensino, e sua relação com as desigualdades sociais no sistema educacional brasileiro nos anos de , 2020 e 2021. Ao longo desses anos, presenciamos o surgimento e eclosão dos casos de Coronavírus em todo o território nacional barsileiro, bem como a instalação do ensino remoto devido ao isolamento social. Para tanto, demonstraremos, através de revisão bibliográfica de pesquisas quanti e qualitativas em artigos publicados entre 2009 e 2020, como a pandemia promoveu um aumento do uso das TICs, de modo que nas pesquisas realizadas por OLIVEIRA & JUNIOR (2020) e por DUARTE & HYPÓLITO (2020) cerca de 84,3% dos professores respondentes encontravam-se, no mês de junho, desenvolvendo as atividades de ensino de forma não presencial, ou em suas casas ou nas dependências das escolas. Em contrapartida, 15,7% não desenvolviam atividades remotas. Dessa forma, as condições de acesso a essas TIC’s não são homogêneas aos discentes do ensino básico, de modo que o livro didático (LD) ainda se configura como uma ferramenta pedagógica de ensino muito importante para o processo formativo desses jovens. Concluímos que, tanto as TIC’s quanto os livros didáticos se apresentam, no corpus analisado, como uma manifestação do processo de ensinagem descrito por Anastasiou (2003)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12326_TB2681_11052023152731.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ SOARES FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.soares@urca.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }