SEMINÁRIOS COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99650 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6585 "inscrito_id" => 21001 "titulo" => "SEMINÁRIOS COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS" "resumo" => "Os biomas brasileiros são importantes áreas do território, sendo alguns deles transfronteiriços, que possuem valiosos ecossistemas, permitindo a iteração e as diversas relações entre e dentre os espécimes ali presentes, bem como a relação destes com os inúmeros elementos abióticos. Essas relações existentes nesses ecossistemas e, por conseguintes, nos biomas brasileiros fazem parte do conjunto dessa biodiversidade tão rica e tão almejada por entidades e atores, seja no âmbito local, regional, nacional e internacional. O uso do seminário como instrumento avaliativo vem sendo utilizado há vários anos, seja dentro ou fora do espaço educacional formal e não formal. O termo seminário remonta ao local de formação dos religiosos e religiosas, bem como a forma de estudo pelas apresentações de teses e debates. Além disso, o seminário também define alguns eventos científicos, com proporções limitadas, que objetivam a apresentação de trabalhos científicos e/ou técnicos, apresentações de palestras e importantes debates sobre o tema central do evento. Na sala de aula, o seminário é usado como uma importante ferramenta avaliativa, na qual os estudantes pesquisam, estudam e apresentam um determinado tema para a turma, de forma a promover um verdadeiro debate sobre o tema. Esse debate é gerador de conhecimento, tira o professor do cetro da sala de aula e detentor do conteúdo, atuando como um mediador. Neste sentido, esse trabalho tem por objetivo apresentar uma prática pedagógica aplicada na turma do 2° período do curso de engenharia civil, na disciplina de ciência do ambiente, como ferramenta de sensibilização dos estudantes para a necessidade de proteção dos biomas brasileiros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21001_TB6585_04102023145301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCELINO ALVES HENRIQUES" "autor_nome_curto" => "JUSCELINO" "autor_email" => "henriqueskj@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99650 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6585 "inscrito_id" => 21001 "titulo" => "SEMINÁRIOS COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS" "resumo" => "Os biomas brasileiros são importantes áreas do território, sendo alguns deles transfronteiriços, que possuem valiosos ecossistemas, permitindo a iteração e as diversas relações entre e dentre os espécimes ali presentes, bem como a relação destes com os inúmeros elementos abióticos. Essas relações existentes nesses ecossistemas e, por conseguintes, nos biomas brasileiros fazem parte do conjunto dessa biodiversidade tão rica e tão almejada por entidades e atores, seja no âmbito local, regional, nacional e internacional. O uso do seminário como instrumento avaliativo vem sendo utilizado há vários anos, seja dentro ou fora do espaço educacional formal e não formal. O termo seminário remonta ao local de formação dos religiosos e religiosas, bem como a forma de estudo pelas apresentações de teses e debates. Além disso, o seminário também define alguns eventos científicos, com proporções limitadas, que objetivam a apresentação de trabalhos científicos e/ou técnicos, apresentações de palestras e importantes debates sobre o tema central do evento. Na sala de aula, o seminário é usado como uma importante ferramenta avaliativa, na qual os estudantes pesquisam, estudam e apresentam um determinado tema para a turma, de forma a promover um verdadeiro debate sobre o tema. Esse debate é gerador de conhecimento, tira o professor do cetro da sala de aula e detentor do conteúdo, atuando como um mediador. Neste sentido, esse trabalho tem por objetivo apresentar uma prática pedagógica aplicada na turma do 2° período do curso de engenharia civil, na disciplina de ciência do ambiente, como ferramenta de sensibilização dos estudantes para a necessidade de proteção dos biomas brasileiros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21001_TB6585_04102023145301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCELINO ALVES HENRIQUES" "autor_nome_curto" => "JUSCELINO" "autor_email" => "henriqueskj@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }