ESCUTA AFETIVA COMO PORTA DE ENTRADA PARA O SUCESSO DA EJA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100758 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8211 "inscrito_id" => 10217 "titulo" => "ESCUTA AFETIVA COMO PORTA DE ENTRADA PARA O SUCESSO DA EJA" "resumo" => "Escuta afetiva, sentimento de pertencimento, empatia e respeito com a identidade dos alunos são portas de entrada para o sucesso da Educação de Jovens e adultos que fazem a Escola Estadual 04 de Março. O maior desafio da EJA é a permanência dos alunos durante todo o ano letivo, ter essa vontade de seguir seus objetivos educacionais. Quando a maioria do nosso público são de mães solteiras adolescentes, cortadores de cana, agricultores e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. A escola abriu espaço para ouvir esses alunos, escutar o que realmente os afastam da escola, o que impedem de continuar . A partir desse ouvir, iniciamos a reconstrução do nosso currículo, a adaptação de novas estratégias para que essa escuta afetiva traga resultados para uma aprendizagem significativa; A Educação libertadora, o pensar coletivo, o agir nas atividades em grupo, a construção da criticidade e desejo de tornar-se visível na sociedade foram impulsionando todo esse processo . Um dos pontos relevantes foi a descoberta do esporte, essa prática mudou a visão , comportamentos e pensamentos de alguns adolescentes, que puderam se reencontrar no esporte e descobrir o prazer das atividades esportivas como mudança total de vida. A EJA abriu as portas para um novo olhar, o aprender com significado, o aprender a aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10217_TB8211_21082023145511.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA KATIANE ALVES PESSOA" "autor_nome_curto" => "Kessia pessoa" "autor_email" => "kessia.pessoa66@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100758 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8211 "inscrito_id" => 10217 "titulo" => "ESCUTA AFETIVA COMO PORTA DE ENTRADA PARA O SUCESSO DA EJA" "resumo" => "Escuta afetiva, sentimento de pertencimento, empatia e respeito com a identidade dos alunos são portas de entrada para o sucesso da Educação de Jovens e adultos que fazem a Escola Estadual 04 de Março. O maior desafio da EJA é a permanência dos alunos durante todo o ano letivo, ter essa vontade de seguir seus objetivos educacionais. Quando a maioria do nosso público são de mães solteiras adolescentes, cortadores de cana, agricultores e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. A escola abriu espaço para ouvir esses alunos, escutar o que realmente os afastam da escola, o que impedem de continuar . A partir desse ouvir, iniciamos a reconstrução do nosso currículo, a adaptação de novas estratégias para que essa escuta afetiva traga resultados para uma aprendizagem significativa; A Educação libertadora, o pensar coletivo, o agir nas atividades em grupo, a construção da criticidade e desejo de tornar-se visível na sociedade foram impulsionando todo esse processo . Um dos pontos relevantes foi a descoberta do esporte, essa prática mudou a visão , comportamentos e pensamentos de alguns adolescentes, que puderam se reencontrar no esporte e descobrir o prazer das atividades esportivas como mudança total de vida. A EJA abriu as portas para um novo olhar, o aprender com significado, o aprender a aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10217_TB8211_21082023145511.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA KATIANE ALVES PESSOA" "autor_nome_curto" => "Kessia pessoa" "autor_email" => "kessia.pessoa66@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }