Este artigo traz um relato de experiência construído a partir do projeto “Jardim com poesia – Leitura literária na educação infantil” desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) - Ubirajara Pinto Rodrigues no município de João Pessoa. O projeto teve como objetivo geral construir um jardim no CMEI a partir de uma sequência didática com o poema “Leilão de jardim” de Cecília Meireles. Os objetivos específicos estipulados foram: potencializar no CMEI as discussões sobre a importância na literatura infantil no desenvolvimento e formação da criança; propor aos professores experiências de aproximação das crianças com a literatura infantil; desenvolver espaços e rotinas de leitura literária no CMEI. A metodologia adotada para o artigo foi uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e quanto ao seu procedimento se constituiu como um relato de experiência. Para fundamentar este trabalho recorremos aos estudos teóricos de Cosson (2006, 2014), Bordini e Aguiar (1988), Pinheiro (2018) e Schneuwly e Dolz (2004) sobre a formação do leitor literário e a sequência didática. Com a análise observamos que o projeto causou um impacto positivo na formação dos professores e na vida das crianças, pois mudou a rotina do CMEI, agregou a comunidade escolar, transformou o jardim num espaço de vivências prazerosas e aprendizagens significativas, e principalmente, contribuiu para a formação leitora das crianças.