O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO COMO LETRAMENTO CIENTÍFICO PARA O DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98649 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5275 "inscrito_id" => 18671 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO COMO LETRAMENTO CIENTÍFICO PARA O DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL" "resumo" => "O letramento científico refere-se à capacidade de compreender, analisar e interpretar informações científicas, bem como de participar de discussões sobre questões relacionadas à ciência. A química desempenha um papel crucial no letramento científico, fornecendo as bases necessárias para compreender e analisar uma ampla gama de fenômenos naturais e desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Apresentar a química geral no ensino básico como ciência fundamental para as diversas áreas do conhecimento é essencial para que os alunos se tornem cidadãos, informem e participem ativamente do mundo científico e tecnológico. Nesse sentido, aplicar conceitos químicos, associando-os aos fenômenos e transformações que observamos no cotidiano, capacita os estudantes a compreender, analisar e aplicar o conhecimento científico em suas vidas, isso os capacita a tomar decisões difíceis e discernir entre informações válidas e pseudociência, preparando-os para um mundo em constante evolução. Pretende-se com este projeto, discutir o efeito da química como estratégia no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a avaliação do estudo de química como importante recurso metodológico no ensino básico. Esse conhecimento desempenha um papel importante na busca por uma melhor qualidade de vida, possibilitando entender melhor o mundo ao nosso redor, os processos naturais e os produtos que utilizamos diariamente, além de ser uma ciência experimental, e quando ensinada para os alunos, através de aulas experimentais, ludificando as informações transmitidas em sala de aula, permite que eles desenvolvam habilidades científicas, como observação, experimentação, coleta de dados e análise, essas habilidades ajudam a estimular o raciocínio e a curiosidade. Esta pesquisa irá analisar o conteúdo curricular referente à matéria de Química Geral em escolas de Imperatriz – MA, onde será possível definir as vantagens e os limites de onde pode ser utilizado o letramento científico através do ensino da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18671_TB5275_10122023210120.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS SANTOS BACELAR" "autor_nome_curto" => "MATEUS BACELAR" "autor_email" => "mateubacelar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98649 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5275 "inscrito_id" => 18671 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO COMO LETRAMENTO CIENTÍFICO PARA O DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL" "resumo" => "O letramento científico refere-se à capacidade de compreender, analisar e interpretar informações científicas, bem como de participar de discussões sobre questões relacionadas à ciência. A química desempenha um papel crucial no letramento científico, fornecendo as bases necessárias para compreender e analisar uma ampla gama de fenômenos naturais e desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Apresentar a química geral no ensino básico como ciência fundamental para as diversas áreas do conhecimento é essencial para que os alunos se tornem cidadãos, informem e participem ativamente do mundo científico e tecnológico. Nesse sentido, aplicar conceitos químicos, associando-os aos fenômenos e transformações que observamos no cotidiano, capacita os estudantes a compreender, analisar e aplicar o conhecimento científico em suas vidas, isso os capacita a tomar decisões difíceis e discernir entre informações válidas e pseudociência, preparando-os para um mundo em constante evolução. Pretende-se com este projeto, discutir o efeito da química como estratégia no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a avaliação do estudo de química como importante recurso metodológico no ensino básico. Esse conhecimento desempenha um papel importante na busca por uma melhor qualidade de vida, possibilitando entender melhor o mundo ao nosso redor, os processos naturais e os produtos que utilizamos diariamente, além de ser uma ciência experimental, e quando ensinada para os alunos, através de aulas experimentais, ludificando as informações transmitidas em sala de aula, permite que eles desenvolvam habilidades científicas, como observação, experimentação, coleta de dados e análise, essas habilidades ajudam a estimular o raciocínio e a curiosidade. Esta pesquisa irá analisar o conteúdo curricular referente à matéria de Química Geral em escolas de Imperatriz – MA, onde será possível definir as vantagens e os limites de onde pode ser utilizado o letramento científico através do ensino da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18671_TB5275_10122023210120.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS SANTOS BACELAR" "autor_nome_curto" => "MATEUS BACELAR" "autor_email" => "mateubacelar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }