O USO DE ANIMES NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE CLASSIFICAÇÃO SANGUÍNEA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98019 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4485 "inscrito_id" => 19261 "titulo" => "O USO DE ANIMES NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE CLASSIFICAÇÃO SANGUÍNEA" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo analisar o uso de animes na abordagem de conteúdos sobre classificação sanguínea com estudantes do Ensino Médio. Os grupos sanguíneos estão entre os conteúdos biológicos que apresentam conceitos abstratos e requerem práticas sem a utilização de fluído orgânico para realização da tipagem, visto que, por questões de biossegurança, foi proibida nas escolas. Assim, em virtude dessa condição, outras propostas precisam ser desenvolvidas a fim de favorecer a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, o advento tecnológico proporcionou novos olhares quanto às práticas de ensino, oportunizando alternativas mais lúdicas e interativas, como por exemplo, o uso de animes. Esses tipos de animações representam personagens, alguns bastante conhecidos do público jovem, e por esse motivo, podem atuar com um recurso significativo no processo de ensino-aprendizagem. A proposta envolveu a elaboração de um heredograma sobre classificação sanguínea baseado em animes como Naruto, Dragon Ball Z, Avatar, entre outros. Eles eram de conhecimento de muitos alunos e ainda possuíam algumas características que tornavam possível as relações parentais. Ele foi aplicado com os estudantes do Ensino Médio, da EREM Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Durante a atividade os estudantes deveriam responder a algumas arguitivas propostas, relacionadas ao anime sobre classificação sanguínea, a exemplo: “O poder de teletransporte de Goku é uma característica recessiva, qual poderia ser o tipo sanguíneo dos seus ascendentes?” A partir disso, os alunos interagiram entre si e realizavam os cruzamentos, procurando completar o heredograma e ainda, numa melhor compreensão sobre o tema proposto. Assim, o uso de animes representou um recurso de aprendizagem que favoreceu o conteúdo abordado. É importante desenvolver propostas que permitam os estudantes serem mais ativos durante o processo de aprendizagem, estimulando-os a refletirem e a resolverem as questões de forma lúdica e interativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19261_TB4485_24112023232946.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALO ROBERTO DO NASCIMENTO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Italo Roberto" "autor_email" => "italo.nascimentoaraujo@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98019 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4485 "inscrito_id" => 19261 "titulo" => "O USO DE ANIMES NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE CLASSIFICAÇÃO SANGUÍNEA" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo analisar o uso de animes na abordagem de conteúdos sobre classificação sanguínea com estudantes do Ensino Médio. Os grupos sanguíneos estão entre os conteúdos biológicos que apresentam conceitos abstratos e requerem práticas sem a utilização de fluído orgânico para realização da tipagem, visto que, por questões de biossegurança, foi proibida nas escolas. Assim, em virtude dessa condição, outras propostas precisam ser desenvolvidas a fim de favorecer a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, o advento tecnológico proporcionou novos olhares quanto às práticas de ensino, oportunizando alternativas mais lúdicas e interativas, como por exemplo, o uso de animes. Esses tipos de animações representam personagens, alguns bastante conhecidos do público jovem, e por esse motivo, podem atuar com um recurso significativo no processo de ensino-aprendizagem. A proposta envolveu a elaboração de um heredograma sobre classificação sanguínea baseado em animes como Naruto, Dragon Ball Z, Avatar, entre outros. Eles eram de conhecimento de muitos alunos e ainda possuíam algumas características que tornavam possível as relações parentais. Ele foi aplicado com os estudantes do Ensino Médio, da EREM Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Durante a atividade os estudantes deveriam responder a algumas arguitivas propostas, relacionadas ao anime sobre classificação sanguínea, a exemplo: “O poder de teletransporte de Goku é uma característica recessiva, qual poderia ser o tipo sanguíneo dos seus ascendentes?” A partir disso, os alunos interagiram entre si e realizavam os cruzamentos, procurando completar o heredograma e ainda, numa melhor compreensão sobre o tema proposto. Assim, o uso de animes representou um recurso de aprendizagem que favoreceu o conteúdo abordado. É importante desenvolver propostas que permitam os estudantes serem mais ativos durante o processo de aprendizagem, estimulando-os a refletirem e a resolverem as questões de forma lúdica e interativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19261_TB4485_24112023232946.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALO ROBERTO DO NASCIMENTO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Italo Roberto" "autor_email" => "italo.nascimentoaraujo@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }