JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO DE CONCEITOS
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A química desempenha um papel fundamental nos cursos de ciências, e sua compreensão vai além do conhecimento superficial, sendo um processo de construção. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar os estudos que exploram o uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino para a formação de conceitos de química. Este artigo trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado por Sampaio e Mancini (2007), e realizado por meio de uma pesquisa na plataforma CAPES através dos descritores: “Jogo didático”; “Ensino química”; e “Formação de conceito”. No primeiro momento o resultado foi de 7 trabalhos, necessitando aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegando somente a um resultado de 3 artigos para serem lidos e analisados. Com base na análise dos textos, os resultados indicam que as metodologias ativas, utilizando jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem, favorecem a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo de química. 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